• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O município de Floriano está se destacando no Programa Previne Brasil que foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS), em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro. O projeto visa  determinadas alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde (APS) no país, dentre outras coisas.

carolina

Publicado na Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, assinada pelo então ministro Luiz Henrique Mandetta, o Programa determina três critérios para o repasse financeiro aos municípios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Como o programa foi destaque em Floriano em relação a sua a nota, a secretária da Saude, Carolina Reis, cita sobre o programa. 

A nova política extinguiu o Piso da Atenção Básica (PAB), criado em 1998, seguindo diretrizes da Norma Operacional Básica 1/96 (NOB-96). O PAB destinava recursos para os municípios investirem na APS e se dividia em dois componentes: um fixo (PAB fixo), que remetia regular e automaticamente para os municípios verbas federais do Fundo Nacional de Saúde, tendo como base de cálculo um valor per capita, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e um variável (PAB variável) associado à adesão a programas estratégicos definidos pelo MS.