• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Em um Brasil no qual boa parte da população tem queixas sobre o próprio sono, torna-se cada vez mais necessário adotar determinados hábitos (ou abandonar outros) para conseguir adormecer naturalmente, de forma rápida e com qualidade. A seguir, veja sete dicas que podem ajudá-lo nesse processo

A professora Hadine Joffe, da Divisão de Medicina do Sono da Universidade de Harvard (EUA), explica no site da instituição que o primeiro passo é acordar sempre que possível no mesmo horário, inclusive aos fins de semana. O sol pela manhã também é um aliado, pois ajuda no ajuste do chamado relógio biológico.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, os exercícios físicos feitos de maneira regular são fundamentais para melhorar a qualidade do sono à noite. Mas é importante que atividades intensas sejam feitas durante o dia, nunca perto da hora de ir para a cama.

A cafeína deve ser cortada a partir do fim da tarde. Isso não vale somente para o cafezinho, mas também para alguns chás, bebidas energéticas e até mesmo chocolate. Essa é uma substância estimulante, que pode permanecer por várias horas no organismo e mandar embora aquele sono natural.

Bebidas alcoólicas, embora possam causar sonolência, fazem com que você tenha um sono de má qualidade, com mais despertares noturnos. O recomendável também é que elas sejam evitadas algumas horas antes de se deitar.

Celular, tablet, televisão... Todos estes dispositivos emitem luz azul, que engana o nosso cérebro e o faz deduzir que ainda é dia. O resultado é que a melatonina — hormônio necessário para nos fazer dormir — não é produzida. Ou seja, sair da frente da TV direto para a cama certamente fará com que você demore muito mais tempo para pegar no sono. O recomendado é ficar longe das telas pelo menos uma hora antes do horário planejado para iniciar o sono.

Assim como acordar, a hora de dormir não deve variar muito durante a semana, pois isso ajuda o cérebro a se preparar naturalmente, fazendo com que você sinta sono no momento em que está habituado.

Uma boa noite de sono exige que você consiga relaxar na cama. Escolha uma roupa leve, assim como lençóis e fronhas, e certifique-se de que a temperatura do quarto não esteja muito elevada — o corpo precisa resfriar para adormecer. Um banho morno antes de se deitar pode ajudar.

R7