• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que vivem por décadas em ambientes com poluição do ar acabam se tornando idosos com o sistema imunológico muito mais fraco e muito mais vulneráveis a doenças respiratórias.

A descoberta, publicada em um artigo recente na revista Nature Medicine, foi ao acaso. O grupo analisava há mais de dez anos tecidos dos órgãos de pessoas falecidas para estudar as células imunes em mucosas e linfóides. "Quando olhamos para os gânglios linfáticos das pessoas, ficamos impressionados com a quantidade de gânglios no pulmão que apareciam na cor preta, enquanto aqueles no trato gastrointestinal e em outras áreas do corpo eram da cor bege típica", conta em comunicado a professora Donna Farber, que liderou o estudo.

Neste estudo, o grupo examinou tecidos de 84 indivíduos falecidos entre 11 e 94 anos, todos não fumantes.

Os cientistas compararam tecidos dos pulmões de jovens e de pessoas com mais de 30 anos e observaram que os primeiros tinham gânglios linfáticos do pulmão de coloração bege, enquanto os dos mais velhos pareciam tingidos de preto e escurecidos, conforme aumentava a idade.

"Quando visualizamos os gânglios linfáticos enegrecidos do pulmão e descobrimos que estavam obstruídos com partículas de poluentes transportados pelo ar, começamos a pensar sobre seu impacto na capacidade do pulmão de combater infecções à medida que as pessoas envelhecem", complementa a pesquisadora.

Ao aprofundar a análise, os cientistas perceberam que as partículas poluentes nos gânglios linfáticos do pulmão estavam dentro dos macrófagos, que são células do sistema imunológico que destroem bactérias, vírus, detritos celulares e outras substâncias que podem nos fazer adoecer.

"Essas células imunes estão simplesmente sufocadas com partículas e não podem desempenhar funções essenciais que nos ajudam a nos defender contra patógenos", destaca Donna.

A dimensão do impacto da poluição no sistema imunológico ainda precisa ser estudada com mais profundidade, salienta a autora, "mas a poluição sem dúvida desempenha um papel na criação de infecções respiratórias mais perigosas em indivíduos idosos e é outro motivo para continuar o trabalho na melhoria da qualidade do ar".

Os achados da equipe de Donna a explicar, por exemplo, o fato de idosos serem os mais prejudicados pela Covid-19 e gripe.

R7