Pela primeira vez, desde o início da pandemia, há cerca de um ano e meio, o Piauí não registrou nenhum óbito por Covid-19 no intervalo de 24 horas. A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde na noite de ontem (11) e repercutiu entre os deputados na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), destacou a expectativa em relação à vacinação. “Eu acredito que até o final deste ano, no mínimo, 70% da população brasileira estará devidamente vacinada. O Brasil tem capacidade de vacinar mais de 3 milhões de pessoas por dia, o problema é que nós não temos esse número de vacinas”, frisou.
O deputado estadual João de Deus (PT), por sua vez, criticou a gestão federal pelo atraso na vacinação. “Lamentavelmente é uma preocupação que a gente não vê por parte do governo federal, que ficou o tempo inteiro jogando contra a ciência. A ciência é produto da humanidade. É ela que faz a gente avançar. É a primeira a lidar não só com a questão da doença, mas da própria vida”, afirmou.
O petista apontou o Governo do Estado como principal responsável pelo resultado positivo. “Houve um esforço grande por parte do Governo do Estado, dos prefeitos, articulados pelo governador, sob a determinação da Secretaria de Saúde do Estado, para seguir a determinação da ciência, com os protocolos, a população respeitando, todo mundo se preocupando. E finalmente a gente começa a ter resultados extraordinários”, disse João de Deus.
Para Franzé Silva (PT), o governador Wellington Dias e o secretário de saúde, Florentino Neto, têm grande mérito nos resultados alcançados. "O Piauí desde o início trabalhou a questão da prevenção. Foi o primeiro estado a construir a Busca Ativa, fazendo com que tivéssemos os serviços de saúde chegando nas residências, trabalhando intensamente nas barreiras sanitárias, criando leitos de UTI, leitos em todos os hospitais regionais, pra evitar que houvesse uma mortalidade igual à média brasileira. O Piauí é um dos estados com menos perdas pela Covid-19. Estarmos no patamar de zero mortes, é o resultado desse trabalho", concluiu.
OTIMISMO - O deputado Warton Lacerda (PT) comentou que já vem acompanhando a queda no número de mortes e de internações por Covid. “Isso é um horizonte. É um efeito claro da vacinação, porque mesmo com pessoas fazendo festas clandestinas, os casos estão caindo. Isso prova que a vacina funciona. A saída é a vacinação. Acredito que em dezembro o Piauí já esteja mais avançado na vacinação e a gente possa voltar a ter um pouco mais de tranquilidade. Voltar à normalidade”, concluiu.
Franzé Silva ressaltou, ainda, a atuação da Assembleia Legislativa neste momento. "A Assembleia é uma parceira efetiva das políticas públicas no Piauí. Todas as leis encaminhadas pelo governo ou propostas por deputados foi muito no olhar de fazer com que o povo do Piauí estivesse protegido. E agora, no final da pandemia, nós estamos cuidando de uma coisa importante, que é a retomada do crescimento econômico: aprovação de empréstimos, de REFIS, todo um conjunto de ações legislativas pra que a gente possa ter a retomada da economia de forma efetiva", pontuou o petista.