• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor de Justiça Jorge Pessoa, ajuizou ação civil pública contra Gildeson Barroso Coelho, conhecido como Gildim Barroso, vereador do município de Nova Santa Rita.

O agente público teria transgredido a Lei de Improbidade Administrativa ao transportar adolescentes para realizarem alistamento eleitoral.

O representante da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí averiguou que em 29 de agosto de 2019, seis adolescentes, residentes em Capitão Gervásio Oliveira, chegaram ao Cartório da 69ª Zona Eleitoral do Piauí para realizar o alistamento e transferência eleitoral.

Por meio de Inquérito Civil, foi apurado que o vereador saiu de Nova Santa Rita levando os adolescentes, além de também custear as passagens até o cartório e no retorno para Nova Santa Rita.

“O agente público tinha plena intenção em se beneficiar com a ‘cortesia’, tanto com a candidatura de sua mulher para o cargo de conselheira tutelar, como para sua candidatura à reeleição para o cargo de vereador nas eleições municipais de 2020”, ressalta o promotor de Justiça.

Ainda de acordo com o promotor, tais atos ferem não só a igualdade nas eleições em detrimento dos outros candidatos, mas interferem na liberdade do voto dos adolescentes. Diante do exposto, o MP-PI requer a condenação do réu e a produção de provas, em especial o depoimento pessoal do réu e das testemunhas.

Outro lado

Viagora procurou o vereador para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento da matéria, ele não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Da redação