A prefeitura de Pavussu, desde de 16 de março, passou a tomar medidas para evitar aglomerações no município, após informações sobre o COVI 19.
No municipio foram suspensas as aulas, foi decreta fechamento de bares e clubes de festas e ainda hove a determinação do número mínimo de pessoas em restaurantes e supermercados e, vem sendo feita a fiscalização através da vigilância sanitária e com apoio da polícia militar, ao contrario do que foi denunciado.
A secretária de Saúde, Priscila Rodrigues, destacou as ações da sua pasta e disse que todos os cuidados vem sendo tomados no sentido de combater o coronavírus.
Disse que a gestão tem enfrentado uma certa resistência por parte de algumas pessoas que não se conscientizaram ainda da gravidade desse problema e externou, "No entanto, não iremos desistir dos trabalhos, estamos dando todo apoio e suporte a secretaria de Saúde pra ajudar no combate dessa pandemia".
O plano de contingência, cita Priscila, foi criado no dia 19 de março para auxiliar nos trabalhos junto a Unidade Básica de saúde, onde consultas agendadas e atendimentos odontológicos foram suspensos. Havendo apenas atendimento de urgência e em casos de sintomas gripais.
"Intensificamos o trabalho com os agentes de saúde no monitoramento das pessoas de risco, tomando as devidas precauções de distanciamento, realizamos compras de EPIs, mesmo encontrando dificuldades, haja vista que a escassez no mercado. Ademais, temos duas equipes de saúde da família para recebimento dos casos suspeitos, indo desde a triagem até o encaminhamento de pacientes para quarentena seguindo o que orienta os protocolos", complementa.
O trabalho de divulgação nas redes sociais também vem sendo realizado para a conscientização das pessoas, reforçando o pedido para que fiquem em casa.
A secretária informou que a gestão intensificou a fiscalização e rastreio de pessoas oriundas de outros estados, ou até mesmo municípios.
"A medida é necessária para que possamos ter controle e monitoramento de cada um em específico, disponibilizamos um abrigo para manter as pessoas isoladas por 15 dias", disse.
Em caso de não concordar, o cidadão terá que assinar um termo de compromisso uma notificação, informando-lhe sobre as medidas que serão tomadas e comprometendo-se em ficar em casa por 15 dias, tanto ele quanto seus contratantes.
A gestão municipal, por meio da Saúde realizará um trabalho de sanitização nos órgãos públicos e nas principais vias da cidade, buscando a higienização adequada dos locais onde há mais acesso de pessoas.
Finalizou a secretária,"Nós da secretaria de saúde temos um grande compromisso com a população de Pavussu e jamais seremos omissos ou fugiremos de nossas responsabilidades. É hora de união, de esquecer posição política ou social, picuinhas ou rivalidades, é hora de ser mais humano e trabalharmos todos em prol da saúde. Afirmo que estou sempre disponíveis pelo telefone para qualquer informação ou esclarecimento".
Com informações do portal r10