• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Empresa A3 Engenharia e Energia Solar, com sede em Floriano-Piauí, foi criada em 2018 pelos engenheiros Anderson B. Páscoa Pereira e Allex Brenno Páscoa Soares. Nasceu com o objetivo de garantir aos clientes interessados, serviços de engenharia na área de construção civil e também no segmento de energia solar com qualidade técnica, segurança e eficiência. A empresa, por meio da assessoria, enviou esse conteúdo ao Piauí Noticias que vai lhe deixar bem informado sobre os propósitos da empresa. São perguntas e respostas que podem esclarecer alguns pontos interessantes.

a36

Entrevista Piauí Notícias
- Qual sua visão do cenário das energias renováveis?

R - No nosso entendimento, tem muito mais a crescer tendo em vista que ainda responde por um baixo índice dentro da matriz energética brasileira. Trazendo isso especificamente para a energia solar fotovoltaica, por exemplo, correspondemos apenas a 1,5% do total o que representa uma produção de 2.687 MW segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), enquanto somente a geração hídrica responde por 60% da matriz.
Aqui no nosso estado, estamos indo na direção certa e temos potencial para evoluirmos muito mais. Se levarmos em consideração o ranking dos estados para Geração Distribuída, o Piauí se encontra na 16ª posição com 1,5% o que corresponde a 36,4 MW de produção. Em relação a Floriano, contribuímos atualmente com apenas 3,3 MW de potência instalada.
Percebemos que é muito pouco diante da capacidade enorme que temos, pois, luz solar é o que não falta por aqui para se produzir energia.

- Percebe-se que as instalações dos sistemas de energia solar atualmente estão em alta. Qual a proposta da empresa nesse sentido?

R - Oferecemos aos clientes interessados em gerar a sua própria energia elétrica a modelagem de negócio mais adequada, analisando as possibilidades técnicas e regulatórias segundo a ANEEL afim de propor a melhor forma de realizar o seu investimento. Além de acompanhar o ciclo de vida do projeto, tendo em vista a qualificação técnica e operacional destes.

- Os consumidores investem em sistemas de energia solar por quererem economia nas suas faturas de energia e se “livrarem” das altas tarifas. É realmente isso? Ou existem outros benefícios que provém dessas instalações?

R – Sim, realmente as pessoas e empresários estão atentos a essa questão da economia nas suas faturas e posso afirmar que isso é perceptível já no primeiro ou segundo mês após a instalação se o sistema estiver de acordo com as normas da concessionária de energia.
Mas cabe aqui salientar que, além disso, temos vários outros benefícios importantes como, por exemplo, o pensamento sustentável em ter à disposição energia renovável e barata a partir do sol sem nenhuma emissão de gases e poluentes. A redução das perdas técnicas de energia, pelo fato de se ter uma usina com produção próxima ao ponto de consumo. Outro benefício, é o alivio na operação do sistema pois ao utilizarmos energia solar, a rede elétrica fica disponível para transmissão e distribuição de energia elétrica para outros clientes provinda de outras fontes de geração. Dentre muitos outros.

-Ainda a respeito dos consumidores que investem nesses sistemas, suas faturas podem vir zeradas em relação a valores?

R – Depende. A resposta seria não, no caso de a unidade consumidora estar ligada à rede de baixa tensão. Por exemplo, se o sistema solar é do tipo On-grid (ligado à rede elétrica), o cliente receberá uma fatura com valor mínimo de pagamento em casos de ligações monofásicas ou trifásicas, trata-se do custo de disponibilidade do uso da energia. Caso ele exceda no consumo, pragará o excedente. Mas se não, ele poderá acumular créditos de energia.
No entanto, o cliente não pagará fatura caso ele opte por um sistema off-grid, que por sua vez é completamente isolado da rede.
No caso dos consumidores conectados em alta tensão, a parcela de energia da fatura poderá ser zerada se a quantidade de energia injetada ao longo do mês seja maior ou igual à quantidade de energia consumida.

a3

-Para quem ainda não entende ou não investiu, o que vocês têm a dizer?

R-É interessante isso, muitas pessoas ainda estão descobrindo o verdadeiro potencial da energia solar. De maneira simplista, podemos dizer que os painéis solares absorvem a energia do sol ao longo do dia e a converte em corrente contínua (CC), que por sua vez é transformada pelos inversores em corrente alternada (CA), a qual é utilizada pelas residências e empresas. Além disso, é altamente vantajoso fazer o investimento como já abordamos anteriormente.

-Nós estamos acompanhando e verificamos que há no mercado algumas opções de financiamento para este segmento. Como vocês visualizam isso?

R-É de grande importância para o segmento de energia solar, tendo em vista as possibilidades de retorno para quem investe, e com isso promove o crescimento do setor. Há várias instituições com linhas de financiamento disponíveis para pessoas físicas e empresários. Por exemplo, os bancos públicos como o Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Bem como outras instituições financeiras privadas. Cabe ao cliente avaliar quais a melhores taxas e ofertas se enquadram no seu orçamento.

-Além das instalações de sistemas de energia solar, vocês executam outros tipos de serviços?

R-Sim! Digamos que este seria o nosso carro chefe. Mas temos como desempenhar alguns outros serviços de engenharia, como projetos e execução de obras, reformas, instalações elétricas e sanitárias, projetos estruturais, de combate e prevenção de incêndio, etc.

 a3o

a31

a33

a34

ASCOM