• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

A pasta da Saúde de Francisco Ayres-PI respondeu quanto a matéria Caos no único Hospital de Francisco Ayres. Falta tudo na Unidade

Na sexta-feira passada essa Nota, após ser preparada pela pasta denunciada, enviou ao portal Piauí Notícias como direito de resposta.

DSC 7966

Veja onde está parte do portão de segurança da Unidade.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretária de Saúde do Município de Francisco Ayres vem a público para manifestar sobre a matéria divulgada nas redes sociais informando caos vivido pela população de Francisco Ayres pela não execução dos serviços de saúde.

A Unidade Mista de Saúde Vicente Lucas de Brito, foi municipalizada em meados do ano de 2007/2008 e desde 2013 a Gestão Municipal mesmo com recursos insuficientes mantém a mesma aberta 24h com médicos plantonistas, atendendo as necessidades da população. Atualmente contamos apenas com atendimento de unidade de HPP (Hospital de Pequeno Porte). A política de saúde de um HPP garante a oferta de serviços básicos de saúde, onde todos os casos de média e alta complexidade devem ser encaminhados ao Hospital Tibério Nunes na cidade de Floriano, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Piauí. A mesma ressalta sobre as sérias dificuldades com a estrutura física do prédio, pois já solicitou diversas vezes a reforma e ampliação ao estado, não sendo atendida de forma tempestiva. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o diretor da Unidade Mista, o Sr. Antonio Carlos, não medem esforços para atender a toda demanda do município.

O município de Francisco Ayres dispõe dos serviços da Atenção Básica, que se caracteriza como um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, tratamento e a reabilitação (PNAB, 2006), que por motivos superiores e para não deixar a população desassistida oferece seus serviços de forma emergencial e provisória no prédio na referida unidade mista, como exames laboratoriais, funcionamento adequado da sala de vacina, leitos de observação, exames preventivos e rápidos, encaminhamentos de alta e média complexidade, ações em saúde, equipes multiprofissionais, que englobam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, psicólogo, dentistas, fisioterapia e fonoaudióloga.

Ressaltamos que nenhum paciente que procurar a unidade deixou ou deixará de ser atendido. Diante das duras palavras e ataques que sofreu, esclarece a população sobre os acontecimentos e se coloca à disposição para as demandas que surgirem e que forem preconizadas no Sistema Único de Saúde.

Atenciosamente,

Secretária Municipal de Saúde Aureny Cavalcante

Caos no único Hospital de Francisco Ayres. Falta tudo na Unidade

Da redação