• roma.png
  • vamol.jpg

A população de Francisco Ayres, cidade a cerca de 50km de Floriano-PI sentido Teresina, passa por maus momentos quando se trata de saúde. O Hospital local que antes era administrado pelo Estado e que há cerca de 8 anos foi municipalizado e que um tinha um atendimento que era tido como bom, passou a ser de ruim a péssimo e hoje, as famílias penam quando sentem algo e precisam do órgão.

DSC 7966

Observe onde está uma parte do portal da Unidade

A Unidade em Saúde que precisa de reforma está com o reboco caindo (tanto interno como externamente), parte do muro ja caiu há infiltrações, aparelhos sanitários com problemas, não há um só paciente internado por não  ter estrutura, portanto, os leitos estão sempre vázios como mostram essas imagens. 

Todos os casos de pacientes, sem excessão, são mandatos para Teresina ou Floriano, sendo que a maioria dos pacientes é mandado para o município florianense onde há o Hospital Regional Tibério Nunes.

A Unidade, estava no sábado, apenas com um técnico em enfermagem que afirmou que o caso é sério no pequeno Hospital. 

Como não há profisionais por todo o dia, também não há equipamentos para auxiliar no atendimento. No momento que a reportagem do Piauí Notícias esteve no local chegou um casal com uma criança que estava passando mal, e essa foi atendida pelo técnico em enfermagem.

"O corredor do Hospítal de Floriano fica lotado, porque os Hospitais de cidades menores não tem nada, ou seja, todos os casos são enviados para lá", colocou o técnico Leônidas da Silva  que afirmou mais, que o atendimento na Unidade é da seguinte forma: segunda, terça e quarta sendo que na quinta e sexta não há atendimento, pois a única médica faz atendimento na área rural.

"Todos os serviços de complexidade vão todos para Floriano", observou Leônidas.

Uma parte nova foi construida há vários anos, quando esteve como diretora a Clarice Moura, mas as salas nunca foram usadas.

No pátio da Unidade Mista de Saúde Vicente Lucas há três veículos que servem para transferir os pacientes para Teresina  ou Floriano.

 Uma pessoa que estava na Unidade ainda tentou falar com o diretor/professor Antonio Carlos, via telefone, para externar sobre os problemas, mas foi sem sucesso. 

Ainda no final de semana o diretor/professor Antonio entrou em contato com o Piauí Notícias.

DSC 7970

Situacão da faxada do órgão

DSC 7978

Banheiro com tampa do sanitário no chão

DSC 7993

Reboco caindo e com infiltrações

DSC 7971

Muro caindo

DSC 7995

Criança que estava com os pais sem receber atendimento médico.

 

 

Da redação