• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Acontece hoje (25) , na sala da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)  da Assembleia Legislativa do Piauí, uma audiência púbica para tratar sobre os impactos da extinção do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb. A proposição da audiência é do Deputado Estadual Franzé Silva (PT). 

franz961574683369

A audiência vai reunir representantes de instituições públicas de ensino infantil, médio e superior, além de movimentos estudantis e parlamentares de âmbito estadual e federal.Para o deputado petista Franzé Silva, o momento vai discutir a relevância do incentivo para os municípios piauienses, apresentando os impactos dessa extinção.

“É preciso garantir o desenvolvimento da educação através do FUNDEB, que precisa ser transformado numa política pública permanente de Estado e aperfeiçoado em conformidade com o Plano Nacional de Educação”, pontua o parlamentar.

Com período de vigência entre 2007 e 2020, o Fundeb é o principal fomentador da educação básica no país. Segundo dados do Ministério da Educação, é responsável por 60% dos recursos investidos na educação pública brasileira. “O Fundeb é uma iniciativa de valorização da educação brasileira e foi criado para financiar a educação. Nessa audiência defenderemos que esse financiamento seja apenas para escolas públicas, além de defender o aumento da porcentagem repassada”, afirma Fábio Mattos, Secretário de Assuntos de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte).

Ascom  Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles