Foi realizada na manhã desta segunda-feira(25), no cine teatro d Asssembleia Legislatriva, uma audiência pública para debater a extinção do Fundeb – o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Funcionários da Educação.
Convocada através de requerimentos dos deputados Franzé Silva(PT) e Teresa Britto(PV), a audiência foi bastante prestigiada e contou com as presenças de três deputados federais – Rejane Dias, Assis Carvalho e Átila Lira. Também participaram e o ex-deputado federal e ex-secretário estadual de Educação Antônio José Medeiros; o atual secretário de Educação Ellen Gera; professor Heleno, da Confederação Nacional de Educação; advogado Rafael Cortez, da OAB; o presidente da CUT, Paulo Bezerra; professora Luciene Barros, do Sinte; além de dezenas de representantes do Sinte nos municípios.
Segundo a deputada Teresa Britto a esperança de que a bancada piauiense participe ativamente da luta contra a extinção do Fundeb e grande. Ela disse ainda que o Fundeb é fundamental para a manutenção da política da educação do Piuí e do Brasil como um todo.
Existem duas emendas tramitando no Congresso Nacional, que vão garantir o funcionamento do Fundeb e sua ampliação para todo o País. A deputada acredita que a bancada feche questão com a PEC 15.215, de autoria da deputada Professora Dorinha, do Tocantins, uma especialista no assunto. Ela informou que quando foi criado o Fundeb beneficiou apenas 9 Estados brasileiros, sendo 7 do Nordeste e 2 da região Norte.
Franzé defende carta do trabalhador da educação
Franzé Silva(PT) sugeriu que seja elaborada no final do encontro uma “Carta dos Trabalhadores em Educação do Piauí”, a ser enviada ao governo federal, para que acabe com esta ideia de extinção do Fundo. “Nós elaboramos uma proposta de criação de um fundo para reforçar o educação do Estado, chamado a princípio de “Fundebinho”, levamos ao governador Wellington Dias, que, por sua vez, a levou ao presidente Lula. Lula a aprovou na hora e autorizou ao Ministério da Educação que implantasse o Fundeb no País”, disse Franzé.
E arrematou o deputado petista: “Assim podemos afirmar que o Fundeb nasceu no Piauí. Sensível com as dificuldades da educação do país,o presidente Lula implantou o Fundeb em 10 Estados, mas em seguida um deles foi retirado do fundo”. Para concluir, Franzé disse que não vai arredar o pé desta luta. Vamos ficar vigilante nesta casa e com a bancada federal.”
Alepi