Na reunião da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, realizada na manhã desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa, o reitor (em exercício) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto de Sousa, apresentou o decreto assinado pelo governador Wellington Dias, no dia 2 de outubro, formando uma comissão que vai discutir a autonomia financeira da instituição.
No documento constam os nomes dos representantes do Estado e da Uespi que discutirão a pauta. O reitor também pediu que, enquanto a questão não seja resolvida, que os deputados estaduais possam destinar mais recursos para a universidade.
A deputada Teresa Britto (PV), presidente da Comissão, disse ter ficado surpresa que o documento. “Hoje, já são 16 e essa comissão nunca se reuniu e discutiu alguma coisa? Então deve ser mais um documento engavetado pelo Governo do Estado para ganhar tempo nessa discussão”, acusou.
“A assinatura desse decreto é um passo, mas nós não podemos esquecer que as discussões do orçamento do ano que vem já estão começando, e os recursos da Uespi precisam ser aumentados. Vamos cobrar do governo o duodécimo da Uespi e tentar melhorar o custeio da instituição”, prometeu o deputado Gustavo Neiva (PSB), líder da oposição na Casa.
O professor da Uespi Antônio Dias reafirmou que o Governo do Estado precisa cumprir a lei e pagar tudo o que está em atraso na instituição. Já representante dos alunos, Maria Antônia da Silva, ficou indignada pela não inclusão na comissão de um representante dos estudantes para discutir a autonomia da Uespi. “Como a reitoria e o governo cobram uma trabalho em parceria com o estudantes e nos deixam de fora dessa discussão tão importante?”, questionou. Ao final da reunião, ficou decidido que a comissão vai encaminhar uma carta-proposta para o Governo do Estado solicitando um maior orçamento para a Universidade Estadual, cobrando o planejamento de ações e discussões com a comissão formada pelo decreto. Também cobrará a inclusão de estudantes nas discussões, bem como o pagamento do duodécimo da Uespi.
Alepi