O deputado Franzé Silva (PT) apelou para a sensibilidade do presidente Bolsonaro, para que vete um dos artigos da reforma da Previdência, mque deixou fora da reforma, o direito de receber pensão, os filhos autistas, portadores de síndrome de down, pessoas esquizofrênicas e com deficiência de grau moderado e médio. O parlamentar entende que pessoas com essas doenças e que dependem de pais ou outros e que ao ficarem órfãs, essas pessoas doentes, ficarão indigentes.
"Queremos pedir a esta Casa, para que nós venhamos a tomar um posicionamento oficial. Amanhã, devo apresentar um requerimento e gostaria de nos organizar junto aos nossos representantes federais, para que possamos clamar ao presidente Bolsonaro, para que ele vete o artigo 28, parágrafo terceiro, da Reforma Previdenciária aprovada. São vários pontos que sou contrário”, afirmou o deputado Franzé Silva nesta segunda-feira (15), no Plenário da Assembleia Legislativa.
“Gostaríamos de fazer um pedido pelo veto desse artigo. É algo que não tem lógica. Quem têm filhos nessas condições e podem criar uma estrutura, muito bem. Mas o trabalhador que não têm as mesmas condições, como vai ficar a vida dessa criança, se o pai vir a falecer?”, indaga.
Sugestão - O presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), respondendo ao deputado Franzé Silva, de que não será necessário pedir ao presidente Bolsonaro, porque segundo ele PEC já foi votada na Câmara dos Deputados. “Nós temos que pedir apenas aos senadores, que podem corrigir e volta para a Câmara Federal. Vossa Excelência vai pedir para os senadores do Brasil, notadamente para a bancada de senadores do Piauí e ao presidente do Congresso Nacional, para que esse problema seja corrigido na PEC que está tramitando na Câmara e que vai tramitar no Senado Federal e que poderá ser totalmente corrigida”, sugeriu o deputado Themístocles Filho.
O deputado Francisco Limma (PT), falou no tempo de dois minutos, que esteve, juntamente com o deputado Georgiano Neto (PSD), acompanhando o mgovernador Wellington Dias na visita aos municípios de Acauã, Paulistana e Jacobina, onde participaram da inauguração de obras de pavimentação, habitação e da retomada de obras de mobilidade urbana.
“Nós também participamos da abertura da OvinocapriShow, do município de Jacobina, uma das maiores feiras daquela região, com mais de dois mil animais em exposição, que não deixam a desejar a nenhuma outra exposição do Piauí”, observou.
O parlamentar também registrou, que na semana passada o Governador Wellington Dias foi eleito entre os três governadores que mais influenciam e se destacam junto aos senadores e deputados federais, na pesquisa realizada pelo Painel do Poder no Congresso Nacional, entre os dias 13 e 19 de junho desse ano.
Agradecimentos
O deputado Nerinho (PTB) usou seu tempo de dois minutos para agradecer aos membros das comissões, que estiveram presentes às reuniões conjuntas, na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para votação de projetos e limpar a pauta de projetos ainda pendentes no primeiro semestre de 2019. “Eu queria agradecer a todos os membros das comissões e dizer que o nosso trabalho foi intenso, mas graças a Deus, conseguimos zerar a pauta”, reforçou.
alepi