Em São João do Arraial-PI, cidade que tem cerca de 8.000 habitantes, a prefeita Vilma Lima (PT) encaminhou a Câmara Municipal um Projeto de Lei que pede a autorização para que o Poder Executivo contrate uma operação de crédito no valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais). O empréstimo seriá para execução de obras no âmbito do Programa Avançar Cidades, da Caixa Econômica Federal.
O valor é o máximo permitido para cidades de até 20.000 habitantes. O projeto, apresentado no 08 de abril deste ano, não detalha como os recursos serão pagos e nem tampouco o prazo de carência, mas sabe-se que será dado como garantia o Fundo de Participação dos Municípios – FPM.
Caso a Câmara Municipal aprove o empréstimo, após apreciação ocorrerá, certamente, um perigoso comprometimento do equilíbrio financeiro do município, já que hipotecará parcelas significativa dos recursos provenientes do FPM, que é a principal fonte de receita da cidade.
Ouvido pela reportagem, sob a condição de anonimato, um vereador da cidade questionou o empréstimo, já que a prefeita é irmã do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Francisco Limma e também tem o apoio do deputado federal Assis Carvallho, também petista.
“O que a prefeita vai fazer é comprometer significativamente a saúde financeira do município, que poderá, até mesmo, atrasar os salários dos servidores. Onde estão os poderes do deputado Limma e do deputado Assis Carvalho? Qual é a necessidade de se fazer um empréstimo com o teto máximo de R$ 5 milhões?”, pergunta o vereador.
Feudo eleitoral do deputado estadual Francisco Limma (PT), a cidade possui um dos cinco menores PIB´s do Piauí, mostrando que a “oligarquia familiar” não tem levado o desenvolvimento e muito menos melhoria nas condições de vida a população do município.
OUTRO LADO
Espaço em aberto para manifestação da gestora.
Da redação