Mais de trezentas pessoas se reuniram em Floriano-PI com a maioria dos presentes, sendo outras de cidades, para tratar de um programa de uma agência bancária.
Se tratou de encontra para mostrar a força do Microcrédito da agência disse o Fernando Mourão que está a como gerente regional do programa Crediamigo do Banco do Nordeste.
“O Microempreendedor urbano é beneficiado com o Crediamigo e o microempreendedor rural com o agro amigo”, explica Mourão. Somente este ano o programa aplicou cerca de R$ 50milhões em Floriano com 25 mil operações, disse Mourão que continuou, “hoje temos 15 mil clientes ativos na cidade e região.
O professor e vice-prefeito Antônio Reis, de Floriano, participou do encontro esta semana que tratou sobre o Agroamigo, um programa que visa a beneficiar possíveis clientes por meio de recursos.
“Usei a palavra para falar da contextualização que trata justamente do problema que causou falta de cuidado com o meio rural e o homem saiu da zona rural para o meio urbano e, isso fica muito mais caro. Então, o Agroamigo em justamente fazer esse barramento para que o homem do campo possa ter uma renda, viver no campo e evitar o inchaço das grandes cidades”, disse o vice-prefeito Antônio Reis que estava na ocasião representando o prefeito Joel Rodrigues.
Crediamigo
O Crediamigo é o maior Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia (microempresas, enquadradas como Microempreendedor Individual, Empresário Individual, Autônomo ou Sociedade Empresária).
Agroamigo
O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, cuja operacionalização conta com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).
Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceção dos grupos A e A/C.
A metodologia inovadora do Agroamigo impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos agricultores(as) familiares e a redução de desigualdades.