A Prefeitura de Floriano, através da Superintendência de Trânsito (Sutran), vem desenvolvendo um intenso trabalho de reorganização do trânsito de Floriano. Uma parceria foi firmada com o governo do Estado, através do Detran, que inicialmente enviou uma equipe especializada em engenharia de tráfego, para fazer estudo do trânsito de Floriano, que resultou em algumas mudanças importantes que começam a ser executadas.
A população está sendo alertada, a partir de agora, a ficar atenta às modificações nas vias públicas de maior conflito, no centro e em alguns bairros, como ruas de mão dupla que passam a ter tráfego em mão única, algumas delas já sinalizadas, proibições de estacionamentos, liberação de tráfego onde hoje há semáforos e parada obrigatória em vias que deixam de ser preferenciais.
Novos investimentos já estão em execução para a sinalização das vias, tanto vertical, com a implantação de 1200 placas de trânsito, como horizontal, com a pintura de faixas de pedestres e de advertências e proibições, inclusive com técnicas mais modernas, como é o caso das faixas vermelhas, que tem o objetivo de dar maior visibilidade a pedestres. ciclistas, motoqueiros e motoristas. A sinalização beneficia o centro e os bairros de Floriano.
A execução dessas ações é de responsabilidade do Detran, acompanhadas e fiscalizadas pelo município e pela própria população, portanto, até a sua entrega. está sujeita a alterações. “O Detran organizou um projeto e pedimos o apoio dos florianenses para que haja um feedback de como o trânsito vem se comportando a partir disso, e, caso seja necessário, haverá mudanças”, explicou o superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume.
Essas alterações, que já são realidade nas principais vias de Floriano, pedem um pouco mais de atenção dos condutores de veículos e dos pedestres. “A atenção é algo crucial para termos um trânsito seguro, um exemplo disso é o novo modelo de faixa de pedestre, que também utiliza a pigmentação vermelha para alertar ainda mais os transeuntes”, explicou o superintendente da Sutran.
Nesta quarta-feira (25), uma reunião tratou das principais mudanças, estavam presentes os secretários, de Governo, James Rodrigues; de Comunicação, Nilson Ferreira, o superintendente da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, o diretor da Sutran, Isaías Rodrigues, e o consultor técnico do município, o engenheiro Raimundo Nonato.
Um dos questionamentos foi sobre o aparente desgaste de algumas faixas brancas. A engenharia explicou que, na verdade, trata-se de micro-pigmentação existente no asfalto de algumas vias da cidade, que acaba cobrindo um pouco a cor branca, caso que está sendo avaliado pela empresa que executa a sinalização. "Não se trata de baixa qualidade da tinta, tanto que uma lavagem deixaria as faixas na sua cor original, mas da cobertura por estes pigmentos que são liberados pelos pneus dos veículos em algumas vias", explicou o superintendente.
Segundo Carlos Eduardo, haverá um período de adaptação, quando a Sutran atuará na orientação das pessoas, mas sem deixar de lado a fiscalização, para garantir um trânsito seguro e organizado.
Faixas de pedestre avermelhadas é uma ação administrativa dentro da lei?
ASCOM PMF