A ocupação irregular das calçadas por carros é ambulantes em algumas das principais vias do centro de Floriano tem sido um problema que vem se arrastando há anos. Os locais mais afetados, no que se refere a ambulantes, estão à poucos metros da Central de Flagrantes da Polícia Civil e, em relação a ocupação das calçadas as viaturas da própria Polícia Civil e dos agentes ficam estacionados em cima do passeio de forma que as pessoas são obrigadas a desceram da calçada e dividir espaço com os carros e motos na via de rolamento, isso ocorre num trecho da Avenida João Luiz Fereira.
Nas calcadas duas agências bancária próximas o número de ambulantes é pequeno, mas de frente aos comércios nas imediações dezenas de pequenos comerciantes, inclusive alguns vendendo frutas e verduras, é grande.
O piauinoticias já recebeu inúmeras denúncias e observações quanto a essas ocupações e, inclusive matérias já foram veiculadas, esses problemas persistem.
Indagada sobre essas questões em relação as calçadas estarem sendo interditadas por ambulantes, viaturas da Polícia e de agentes da Civil o promotor Arimateia Dourado Leão se manifestou. “Aqui tem algumas dificuldades no que se refere a essa ocupação irregular de calçadas. Já falamos nesse problema e explicamos que calcadas é um espaço público de uso comum e, temos que deixar as calçadas para o tráfego das pessoas”, externou o promotor afirmando que é comum se ver veículos estacionados em cima das calçadas, ambulantes que localizam seus pontos de vendas nas faixas de pedestres e disse mais, “precisa-se de uma organização urgente sobre isso. Já oficiamos o poder público sobre isso e quanto à SUTRAN reconhecemos que o efetivo é pequeno, mas tem como fiscalizar, principalmente, a área central que é a área de maior movimento e, temos que partir agora para as penalizações, pois não podemos ficar mais na questão da ações educativas”.
Dr. Arrematéia Dourado coloca que já foram feitos inúmeros eventos, se referindo a reuniões, mas que as pessoas continuam praticando os mesmos atos e completou, “nós temos estacionamentos de carros em paradas de ônibus, temos carros parados em cima das calçadas, veículos parados em filas duplas com o alerta ligado e trancando os outros carros que estão estacionados”.
O promotor Arimatéia, representante do Ministério Público local solicita que os agentes da SUTRAN sejam mais rigorosos com os condutores de veículos que estão contrariando a Legislação.
O Dr. Carlos Eduardo, Superintendente de Trânsito e Transportes (SUTRAN), do Município de Floriano, já foi contactado pelo piauinoticias e afirmou que deve se manifestar quanto à questão.
O piauinoticias procurou falar também ainda hoje, 25, com delegado Francisdo de Assis, titular da Regional da Polícia Civil, mas a informação que se teve é que o mesmo está ausente da cidade. O delegado Francisdo de Assis, da Regional, já se reuniu com a SUTRAN para tratar do assunto, afirma o Carlos Eduardo.
Aguarde mais informações
Da redação
IMAGENS: piauinoticias