• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

A situação do atendimento de emergência de Teresina será objeto de discussão em audiência pública na Assembleia Legislativa, em data a ser confirmada, após a formação da Comissão de Saúde Pública. O requerimento do deputado Chico Ramos (PSB) foi aprovado em plenário no último dia 06 de março.

 

 

Serão convidados o prefeito de Teresina, Firmino Filho, diretores dos hospitais públicos, o presidente do Corem – médica Silvana Santiago, presidente da Associação Piauiense de Medicina, Salustiano Moura, Noé Fontes, secretário municipal de Saúde, Antônio Lobão, da Fundação Municipal de Saúde.

 

 

Também participarão das discussões senadores da República, além de representantes de outros setores de saúde do Estado do Piauí. O objetivo é encontrar uma solução “para o caos no atendimento de emergência de Teresina” onde o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é o único e passa por dificuldades em razão da superlotação de pacientes.

 

 

O deputado e médico Chico Ramos disse que “só existe uma saída”. É a construção urgente de uma unidade de Pronto Socorro de, no mínimo, 150 leitos, ou talvez um serviço de quatro unidades, de forma integrada.

 

 Regulamentação – Portaria nº 2.048, de 05 de novembro de 2002, do Ministério da Saúde regulamenta o sistema nacional de urgência e emergência nos Estados e Municípios com prazo de dois anos para sua implantação. No entanto, a União não oferece recursos para investimentos na construção dos hospitais de pronto socorro e a aquisição de equipamentos e custeio operacional do sistema.

 

 

A partir de 2008 o Ministério da Saúde instituiu as motos como veículo de atendimento pré – hospitalar. Chico Ramos disse que tem projeto para construção de novos atendimentos de emergência de forma integrada.

 

 

Alepi

piauinoticias.com