A falta de um delegado e um efetivo de policiais militar pequeno na cidade de Barão de Grajaú, se tornou um dos motivos, para que centenas de pessoas, entre as quais algumas lideranças políticas, saíssem as ruas numa manifestação de protesto por mais segurança na cidade. Segundo dados, nos últimos meses tem aumentado muito o número de crimes na cidade, tanto de arrombamentos, quanto de abordagens (assaltos) nas ruas pelos criminosos, onde as vítimas perdem nas ações aparelhos celulares, bolsas e outros objetos.
“Tudo isso, é devido a grande insegurança que a cidade vem passando nesses últimos dias, pois não há um delegado, o efetivo militar é pequeno, policiais sem estrutura para trabalhar, então o nosso objetivo, é reivindicar todos esses direitos que nós temos na nossa cidade. Que nós possamos viver dias melhores em Barão de Grajaú”, foi que externou a Leudiane Nogueira, uma das organizadores da manifestação.
De acordo com Ela, a ideia partiu do seu Edberto, gerente dos Correios (empresa que nos últimos meses foi várias vezes vítima de ação criminosa), na cidade.
“Ele convocou alguns populares e com isso, a ideia foi tomando corpo, fortalecendo um grupo e nós fomos aos comerciantes da cidade pedir apoio para que essa manifestação ocorresse”, coloca Leudiane.
A manifestação começou nas proximidades do hospital que fica a margem da rodovia BR 230 e teve um percurso que terminou na Câmara de Vereadores, centro da cidade. “Nós queremos que os vereadores fiquem sabendo dessa manifestação e que recebam uma carta aberta com as reivindicações da população”, finalizou Leudiane.
O capitão Chagas, comandante do Pelotão Militar do município, esteve acompanhando a manifestação e disse que a iniciativa é boa e externou mais, “é inadmissível o que vem ocorrendo. Vem aumentando as infrações, então é bom que o povo vá para as ruas, que procure saber onde estão as dificuldades, onde estão as falhas,é natural que as pessoas queiram tranquilidade, queiram um clima por segurança”.
A cidade é assistida por 12 homens que formam o Pelotão Militar e deve chegar mais quatro nos próximos dias, afirmou o capitão PM. A ex-vice-prefeita da cidade, Claudimê Lima, foi uma das lideranças locais que participaram da manifestação.
Alguns dos manifestantes estavam acompanhando o percurso em motocicletas, outros estavam em carros. Foi uma manifestação pacífica.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com