O ex-governador Wilson Martins (PSB) está liderando a disputa por uma vaga pelo Senado com 39,14% das intenções de voto estimuladas, apontou pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), entre os dias 11 a 15 de abril.
A pesquisa do Instituto Amostragem revelou que o senador João Vicente Claudino (PTB), candidato à reeleição, tem 30,96% das intenções de voto estimuladas.
O pré-candidato do SDD (Solidariedade) ao Senado, José Maia Filho, o Mainha, tem 9,5% das intenções de voto estimuladas.
Os votos em branco somam 13,1% e os que não sabem ou não quiseram opinar sobre quem irão votar para senador são 7,3%.
A pesquisa entrevistou 1.137 eleitores em 43 municípios distribuídos nas 15 microrregiões homogêneas do Piauí. A margem de erro para este tamanho de amostra é de 2,85% para mais ou para menos. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo de número PI-00031/2014.
O pré-candidato do SDD ao Senado, Mainha, é o que tem maior índice de rejeição entre os eleitores piauienses. Mainha tem a rejeição de 37,91% dos eleitores piauienses. João Vicente Claudino, com 31,4% e o ex-governador Wilson Martins tem 24,89% de rejeição.
A pesquisa do Instituto Amostragem aponta que 7,65% dos eleitores não sabem ou não querem opinar sobre a rejeição a candidatos e 6,33% dos eleitores disseram que querem votar nulo ou em branco. 6,86% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos.
O presidente do Instituto Amostragem, estatístico e professor universitário João Batista Teles, explica que a soma dos percentuais de rejeição aos candidatos ao Senado no Piauí totaliza mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um nome.
A pesquisa do Instituto de Amostragem de intenções de voto espontâneas, quando o entrevistador não mostra os nomes dos candidatos envolvidos na disputa ao eleitor, mostra que 71,77% dos eleitores ainda estão indecisos e outros 4,84% dos eleitores afirmam que irão votar nulo ou em branco e em nenhum, em relação à disputa por uma vaga no Senado.
A pesquisa revela que o ex-governador Wilson Martins tem 9,85% das intenções de voto espontâneas para o Senado. João Vicente Claudino tem 4,75% das intenções de voto para o Senado.
Apesar de não serem candidatos ao Senado, o senador Wellington Dias (PT) é lembrado espontaneamente por 1,76% dos eleitores; o ex-senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PSC), é lembrado por 1,67% dos eleitores para o cargo e o deputado federal Hugo Napoleão (PSD) é lembrado espontaneamente por 1,14% dos eleitores.
Nomes lembrados espontaneamente para o Senado Ciro Nogueira, Marcelo Castro, Heráclito Fortes, Freitas Neto, Dilma Rousseff e Robert Rios pontuaram com menos de 1%.
Na pesquisa espontânea, o entrevistador não mostra os nomes dos pré-candidatos. O objetivo é captar o nome que está mais presente na lembrança do eleitor, falou João Batista Teles.
meionorte.com