• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A cidade de Floriano está sediando a 2ª Etapa da 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com o tema central, “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e dever do Estado”, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI), o evento está sendo realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí. O evento foi aberto nesta sexta-feira (28/03), às 09 horas da manhã e acontece até às 17h00. O secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, fez a abertura dos trabalhos da mesa.

 

seminário
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, José Teófilo Cavalcante, a Conferência faz parte do cronograma de atividades anuais do Conselho e tem como objetivo debater as melhorias para a categoria dos trabalhadores na área da saúde pública, eleger os delegados para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, a ser realizada em novembro deste ano, além de analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para municípios e macrorregiões, acerca da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

 


Ainda de acordo com o presidente do CES-PI, representantes de pelo menos 30 municípios da macrorregião de Floriano participam da conferência. Após Floriano, as cidades que receberão a equipe do Conselho Estadual de Saúde do Piauí serão São Raimundo Nonato, nos dias 24 e 25 de abril, e Picos, nos dias 22 e 23 de maio. As conferências regionais encerram em Parnaíba nos dias 29 e 30 de maio.

 


Dentre os palestrantes convidados compareceram: Dilcilene Silva, conselheira estadual de saúde; Ana Maria, enfermeira da FAESF; Ana Maria Lima Miranda, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde; Carlos Nascimento, coordenador de plenária e conselheiro municipal de Floriano; Marbri Wenceslau de Araújo, membro da Secretaria Executiva da Secretaria Estadual de Saúde.

 

 


 A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador será realizada de 10 a 13 de novembro de 2014, Em Brasília-DF, tendo como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - PNST, considerando os processos produtivos no território e a situação de saúde dos trabalhadores formais e informais, rurais e urbanos de todo o país.



Fonte: SECOM

Imagem: Waldemir Miranda