• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Mais 22 cidades de três estados encerram a terceira etapa do recadastramento biométrico nesta semana. Essta quarta-feira, 26, foi o último dia para que os eleitores de cinco cidades do Rio Grande do Sul regularizem a sua situação junto à Justiça Eleitoral. Já os votantes das cidades do Amapá e do Espírito Santo aonde está havendo o recadastramento têm até sexta (28) para procurar o cartório e ficarem aptos a votar nas eleições de outubro após serem identificados pelas impressões digitais.

O recadastramento está no final da terceira fase, que será encerrada no dia 5 de abril. Até esta terça-feira, 25,, 10.985.989 eleitores de 24 Estados e do Distrito Federal já estavam quites com a Justiça Eleitoral. Nesta fase, que teve início no começo de 2013, aproximadamente 14 milhões de eleitores foram convocados para a revisão.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identidade do votante. Acoplado ao terminal do mesário que é ligado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Para as eleições de 2014, a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que cerca de 22 milhões de cidadãos sejam identificados pelas digitais no momento do voto, tendo em vista que os 14 milhões de votantes convocados para esta fase vão se somar aos 7,7 milhões de eleitores que já votaram com a biometria nas Eleições Municipais de 2012.

Em quatro unidades da Federação todos os eleitores serão identificados pela biometria este ano: Alagoas, Amapá, Sergipe e Distrito Federal. Alagoas e Sergipe concluíram o recadastramento nas eleições de 2012; o Amapá concluirá no próximo dia 28; e o DF, em 31 de março.

Restrições

O eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado. Sem o título, além de não poder votar em outubro, o cidadão pode sofrer restrições, entre elas não poder ser candidato a cargo eletivo, tirar passaporte, ser empossado em cargo púbico e nem se matricular em instituição de ensino público. Confira as cidades onde a biometria será encerrada nesta semana:

Amapá - Amapá, Calçoene, Cutias, Itaubal, Laranjal do Jari, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Pracuúba, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari.

Espírito Santo – Alegre, Ibiraçu, Itapemirim, Muniz Freire e Rio Novo do Sul.

Rio Grande do Sul – Almirante Tamandaré do Sul,  Centenário,  Marques de Souza, Relvado e  São Jorge.

 

TSE