O governador Wilson Martins esteve nesse sabado, 15, no município de São Francisco do Piauí para participar de solenidades de entrega de benefícios para os moradores. Foi entregue títulos de terra, houve a inauguração de um centro educacional com Universidade Aberta e foi feita assinatura da ordem de serviço para recuperação e modernização de escolas.
Na cerimônia houve a entrega de títulos definitivos de posse de terra para 152 famílias da região da barragem de Salinas. Ao todo, são 111 hectares e um investimento do Governo do Estado de quase R$ 100 mil. Dona Alzita, que mora há cinquenta anos na região atendida pelo programa de inclusão do governo, foi uma das beneficiadas. “Estou muito feliz, agora posso dizer que esse canto é meu, mesmo morando há cinquenta anos no mesmo lugar, a gente tinha aquele sentimento que esse pedaço não era nosso”, lembra. Maria Eugênia também comemorou o beneficio. “Tudo que a gente sonha é sempre ter um pedaço nosso, hoje posso dizer que esse pedacinho existe e é da minha família”, comemorou.
De acordo com o governador, a entrega de títulos de terras representa um começo para muitas famílias e uma garantia de um patrimônio para a família. “Isso aqui representa um inicio, é a inclusão de pessoas que recebem de direito um patrimônio para família por gerações”, explicou.
O governador ainda falou que a região atendida pelo beneficio do Governo vive uma nova realidade com os projetos de desenvolvimento e do crescimento da renda das famílias do entorno da barragem de Salinas. “Hoje temos uma barragem com aspecto de crescimento real, não uma reserva de água sem utilidade, hoje ela conta com projetos de irrigação e implantação de culturas como a piscicultura e vamos continuar cm um projeto de irrigação de 2 mil hectares trazendo produção de peixes e outras culturas com tecnologia, educação e produção sustentável”.
O diretor do Instituto de Terras do Piauí, Tadeu Maia, explicou que o Governo do Estado já beneficiou mais de 3 mil famílias com títulos definitivos disponibilizando aos atendidos uma série de programas. “Agora essas famílias terão o direito de ter todos os benefícios, isso é inclusão social, uma verdadeira reforma agrária que o governador tem feito em todo o Piauí, vamos entregar até o fim do ano 8 mil títulos de para mais famílias piauienses”, disse.
Na oportunidade, foi autorizado a reforma e construção de quatro salas de aulas, um refeitório e uma quadra poliesportiva na Unidade Escolar Mário Coelho Neto. O valor da obra é de R$ 579 mil, recursos do Tesouro Estadual.
Fonte: Com informações da Ascom