A desistência do deputado Jesus Rodrigues de uma pré-candidatura a reeleição a Câmara Federal, é uma das questões mais comentadas nos bastidores da política em Teresina, bem como em algumas das cidades do Estado, como Floriano, por exemplo, onde petistas falam da atitude do parlamentar.
O deputado Jesus Rodrigues já revelou numa carta as situações que teriam provocado a sua desistência.
Veja dois dos parágrafos da carta:
-Um deles é a questão financeira, uma vez que as campanhas, no atual sistema político, requerem cada vez mais o emprego de somas vultosas. Seria necessário dispor de uma parte importante do patrimônio da minha família, do qual já usei em 2010 para realizar o sonho de ser Deputado Federal. Nesse contexto, aproveito a oportunidade para defender uma reforma política que, entre outras coisas, modifique substancialmente o financiamento das campanhas de modo a permitir um equilíbrio entre todas as candidaturas. Dessa forma estaríamos diminuindo ou retirando uma ameaça à democracia que é influência do poder econômico nas eleições e a tentativa de ingerência dos financiadores sobre gestões e mandatos em geral.
-O outro motivo refere-se à resposta de que minha posição era minoritária ou isolada em relação ao artigo que encaminhei à presidência do PT e ao líder maior da coligação alertando para o risco de desequilíbrio nas candidaturas proporcionais. Nessa condição, decidi deixar o Partido completamente à vontade para adotar a postura e a estratégia que for mais conveniente. Da mesma forma que em 2006 retirei minha candidatura por uma tática política, mais uma vez faço isso e saio da disputa pela reeleição em 2014. Com minha voz isolada, fazia valer o pensamento de Nelson Rodrigues de que toda unanimidade é burra; agora a unanimidade está feita, espero que a mesma seja inteligente como a de um time de futebol bem treinado ou a unanimidade de uma orquestra bem regida.
Procurado pelo piauinoticias.com para indagações sobre a iniciativa do deputado Jesus Rodrigues o ex-vereador e atual presidente do PT de Floriano-PI, professor Gilmar Duarte se manifestou.
“O Jesus é um companheiro valioso, deputado atuante e competente, e a gente lastima essa desistência dele de uma pré-candidatura. Esperamos ainda que ele venha a refletir e volte atrás da sua decisão, isso porque ele tem um peso muito forte para o partido, tem contribuído bastante com os seus projetos e tem tido boa atuação no Congresso Nacional”, disse o petista florianense afirmando o partido segue unido rumo ao processo eleitoral a ser realizado em outubro próximo e acrescenta que o PT está forte, tem uma candidatura sólida que é do ex-governador e senador Wellington Dias, ao governo do Estado.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com