Foi nessa manhã de quarta, 26, em Floriano o fórum “Piauí 2050: O futuro que a gente quer”, um tema que vem sendo discutido pelo Vale dos Rios Piauí e Itaueira.
O evento que não teve grande participação popular no município florianense foi no auditório Instituto Federal do Piauí (IFPI). Durante o fórum, os poucos participantes discutiram os segmentos prioritários para o desenvolvimento da região e de todo o Estado e os que deverão ser incorporados ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES).
Na 10ª edição, o secretário de Planejamento, Cezar Fortes, afirmou que há uma identidade nas demandas em todo o Estado do Piauí: a valorização do local, o que é significativo na construção do Plano. “As pessoas têm uma visão macro, mas sem esquecer suas especificidades, suas raízes, o que é bastante positivo, já que estamos construindo um Plano em parceria com os piauienses, com as suas necessidades, seus desejos e anseios”, ressaltou.
Na cidade de Floriano, o evento começou com cerca de duas horas de atraso, sendo que algumas autoridades locais chegaram após as 9:30h quando o evento estava programado para ter início as 8:00h. Alexandre Bersague uma das pessoas envolvidas na coordenação do evento na área de consultoria numa entrevista ao piauinoticias.com afirmou que a equipe já esteve em 10 territórios e que esse foi o último evento.
Na pauta das discussões, estavam os segmentos econômicos que podem impulsionar o desenvolvimento da região, como os Arranjos Produtivos Locais (APLs), nas áreas da cajucultura, ovinocaprinocultura, apicultura, carnaúba e babaçu, além da cultura em conjunção com o turismo no pólo histórico-cultural. O evento foi gratuito com certificado aos participantes.
Em Floriano, o evento teve participação de poucos vereadores, apenas dois compareceram.
Matéria anterior
FLO sediará fórum do território Vales do Piaui e Itaueira
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com