Com o intuito de aprimorar os procedimentos realizados pela Polícia Militar do Estado, a corporação receberá novos equipamentos de radiotransmissão. Ao todo, serão 200 rádios HP que os policiais poderão levá-los em mãos nas diversas operações que exigem deslocamento de dentro da viatura, além de substituição dos rádios instalados nas viaturas por aparelhos com sinal digital, até então os rádios operavam com sinal analógico. Os aparelhos estão na fase de configuração do sistema e até o fim do mês estarão aptos para uso.
“Sempre que o policial precisava se deslocar para um pouco mais longe, a comunicação com a base era dificultada, pois era feito por telefone e em algumas áreas de abordagem a ligação não era possível”, pontua o tenente coronel Alberto Menezes, responsável pelo Comando da Capital.
Outra novidade é que os policiais do Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) utilizarão os rádios HPs com GPS integrado, uma ferramenta bastante útil principalmente em grandes operações. “Nós já estamos nos preparando para o carnaval e o corso, eventos que envolvem uma enorme quantidade de pessoas, e conhecendo a localização de cada policial, fica mais fácil coordenar as estratégias da operação”, reitera o tenente coronel.
Além dos rádios, 130 motocicletas de 300 cilindradas serão entregues para as corporações, 42 serão para uso do Rone, 20 para Ciptran, 21 para Força Tática e o restante será dividido entre os batalhões da capital e interior.
govpi