O governo do Estado está investindo maciçamente em mobilidade urbana em todo o Piauí. Só em 2013 os índices cresceram mais de 100%, atualmente cerca de 60 municípios estão recebendo pavimentação asfáltica ou passando por recapeamento em suas vias. Até março de 2014, o estado terá 511,62 km de pavimentação em todos os 11 Territórios de Desenvolvimento, além dos mais de 3 mil quilômetros de asfalto já inaugurados em todo o Estado.
“Já ultrapassamos os três mil quilômetros de estradas, todas elas de qualidade e feitas para durar, não dá para imaginar, no mundo de hoje, uma cidade sem acesso, sem asfalto de qualidade para dar o direito à população de ir e vir com qualidade, isso era um desafio no Piauí, hoje é uma realidade, estamos empenhados em dar toda essa estrutura para os piauienses”, destacou o governador.
De acordo com Valdemar Machado, diretor de Conservação e Manutenção do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), as demandas por novas rodovias é uma antiga reivindicação da população que nesses últimos anos vem sendo atendida. “Boa parte dessas cidades só tinha o calçamento com pedras do tipo cabeça de jacaré e as que tinham asfalto não passavam por manutenção há pelo menos 20 anos”, comenta.
A mobilidade urbana está sendo expandida de maneira maciça a todas as regiões e esse crescimento ocorre com qualidade, uma vez que o asfalto nessas vias tem vida útil de cerca de 10 anos. “A partir dessa gestão deixamos de trabalhar com tratamento superficial simples (TSS) e hoje trabalhamos com microrrevestimento polimisado, tratamento superficial duplo (TSD) e concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), que são revestimentos mais resistentes e com maior vida útil”, pontua Valdemar Machado.
Algumas das obras de manutenção que estão sendo realizadas são: o entroncamento da PI 224 com os municípios de Simplício Mendes a Paes Landim, 42 km. A PI 257 envolvendo as cidades de Redenção do Gurguéia e Curimatá, 84 km. O entroncamento da PI 213 com a BR 434, 20km. PI 140 que liga o município de Dirceu Arcoverde à divisa da Bahia, 10 km. Dependendo da demanda os valores aplicados em mobilidade urbana nos municípios podem chegar a até R$2 milhões.
O programa mobilidade urbana envolve além da manutenção de vias, os aneis viários nos municípios com o objetivo de embelezar e otimizar o tráfego de veículos, além de facilitar o acesso. “Esse programa é muito importante, pois melhora o acesso as cidades, além de embelezá-las. Além de mobilidade urbana estão sendo construídas novas estradas e outras estão em processo de manutenção e conservação”, afirma.
Além de Teresina, o governo do estado está construindo rodoaneis nos municípios de Parnaíba, Esperantina, Barras, Picos, Canto do Buriti, Regeneração, Luzilândia, Miguel Alves e Marcolândia, além de José de Freitas que está em processo de licitação.
govpi