O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) anunciou nessa quinta-feira, 28, que o Congresso Nacional vai criar uma Comissão Permanente de Combate à Violência contra a Mulher. Além disso, as duas Casas do Parlamento brasileiro estão participando do movimento “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que teve tem o apoio de 150 países.
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Procuradoria da Mulher do Senado estão promovendo uma série de atividades com o intuito de conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência de gênero previstos na Lei Maria da Penha, que pune os agressores de mulheres.
Os eventos contam com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e da ONU Mulheres.
Entre as atividades previstas, está um ato para marcar o “Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres”, celebrado em 25 de novembro. Hoje, acontece a palestra com o tema “Violências silenciadas e silenciosas: um olhar ao redor”, no Plenário 13 da Câmara.
A campanha de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres foi criada por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), nos Estados Unidos.
“Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. A campanha é realizada em 159 países”, revelou Assis Carvalho.
Fonte: Ascom