• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai contar com um posto para recadastramento biométrico a partir desta segunda-feira, dia 18. O posto funcionará das 8:00h às 17:00h, na ante-sala do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência, que fica localizado no Núcleo Central da Defensoria Pública, na rua Nogueira Tapety 138, Bairro dos Noivos.


O recadastramento será feito até o dia 30 deste mês. O posto se destinará ao recadastramento de defensores públicos, servidores, estagiários e assistidos pela Instituição, além de seus familiares, mas será aberto a todas as pessoas que tenham interesse e precisem atualizar seus dados junto ao TRE. O trabalho será coordenado pelo servidor do Tribunal Regional Eleitoral Waldeck Morais.


Segundo o subdefensor público geral, Francisco de Jesus Barbosa, "a Defensoria Pública não poderia deixar de colaborar com essa importante iniciativa já que o recadastramento biométrico, que é obrigatório, dará mais segurança ao processo eleitoral no ano 2014”, disse.


Para a defensora pública geral, Norma Lavenère, ao oferecer o recadastramento biométrico a Defensoria Pública dá mais um passo na garantia do acesso à cidadania para a população, especialmente aquela mais carente que é o principal público da Instituição.

 


Documentação

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deverá comparecer ao Núcleo Central da Defensoria Pública a partir do dia 18, portando o original e a cópia dos seguintes documentos: título de eleitor e carteira de identidade. Também é necessário apresentar original e cópia de comprovante de residência.

 


O recadastramento biométrico dura em torno de 10 minutos e é obrigatório. O eleitor que não realizar o procedimento até março de 2014 terá o título cancelado. Com esse procedimento será possível a identificação do eleitor por meio de suas impressões digitais no dia da eleição, reduzindo consideravelmente o tempo da votação. Esse sistema de identificação confere mais segurança aos pleitos, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação.

 

 

Piaui