A Companhia do Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fará um estudo para avaliar a possibilidade de prolongar para o semiárido piauiense, a adutora de Campo Alegre de Lourdes na Bahia, que está sendo construída com recursos do PAC.
Após sobrevoar a fronteira do Piauí com a Bahia na sexta-feira, 15, juntamente com o deputado federal Jesus Rodrigues (PT), o superintendente da Codevasf, Valdiney Amorim, disse que "as condições geográficas são favoráveis. Há pouca elevação. O prolongamento da adutora é possível".
O diagnóstico foi apresentado a lideranças políticas que se reuniram na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato. "A bancada federal está lutando pela execução do Eixo Oeste do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco, que é uma obra importantíssima, mas alguns municípios, como Caracol e Jurema, ficariam de fora do Eixo Oeste. Por isso, eu estou trazendo a vocês essa ideia de levar água à população da região, através da adutora de Campo Alegre de Lourdes", explicou Jesus Rodrigues.
Para o prefeito Nilsão, de Caracol, a iniciativa parece ser uma solução viável. "Temos que acreditar e ir atrás dos recursos para resolver esse grave problema da falta de água", pontuou o gestor, que estava acompanhado do vereador Napoleão Júnior, e do secretário de Cultura do município, Lamartine Figueiredo.
Valdiney Amorim afirmou ainda que um estudo mais elaborado deverá ser realizado antes do prolongamento da adutora para definir trajeto exato e orçamento da obra.
Também estiveram presentes na reunião,o deputado estadual Merlong Solano, o vice-prefeito de Jurema, Valdomiro Pereira, o vereador Ronaldo da Mareta e representantes de associações comunitárias.
Ascom