• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Durante pronunciamento feito ontem, 14, da tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual João de Deus Sousa (PT) propôs a realização de audiência pública, na próxima semana, para discutir as graves repercussões da atual estiagem. O parlamentar enviará requerimento neste sentido, para apreciação e aprovação por parte dos demais deputados. João de Deus quer a presença do secretário da Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, para falar sobre a situação da seca no Estado

 

Segundo João de Deus Sousa, é importante que a Secretaria da Defesa Civil faça agora uma prestação de contas quanto às providências tomadas pelo órgão, diante da atual situação climática. “Queremos que o Governo do Estado, através da Secretaria da Defesa Civil, apresente dados oficiais sobre, por exemplo, a perfuração e equipamentos de poços visando atender as populações castigadas pela seca”, declarou o deputado.

 

“Queremos igualmente ter acesso às informações em torno de poços perfurados pelo órgão, na região do Semiárido, com resultados negativos, como o baixo volume e a qualidade da água existente nestes poços, muitas vezes salinizados”, completou o deputado. O paralmentar também propôs, neste debate, a participação do coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), José Carvalho.

 

Autoridades - A presença do representante do Dnocs, segundo João de Deus, se justificaria em função do estado das barragens piauienses, cujos níveis dos reservatórios d’água estão em situação crítica. Além disso, serão convocadas autoridades como o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Elizeu Aguiar, e ainda a representação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - Serviço Geológico do Brasil. A solicitação formal será discutida e votada nesta terça-feira, 15, na Alepi.

 

O deputado tem dedicado parte importante de seu mandato na discussão do problema da seca, inclusive chamando a atenção para as consequências do fenômeno climático, desde o primeiro semestre. O parlamentar conseguiu inclusive alterar, através de Projeto de Resolução, o Regimento Interno do Legislativo, e instituir a Comissão dos Direitos do Consumidor e do Meio Ambiente.

 

De acordo com o deputado, a comissão para tratar problemas ambientais tem o papel de envolver diretamente a Assembleia na busca de soluções às consequências de fenômenos como, por exemplo, a seca ou as enchentes. “A estiagem tem sido uma grande preocupação para nós, já que estamos enfrentando talvez a pior seca dos últimos 50 anos, e, neste contexto, não podemos nos omitir na busca de providências que permitam a convivência com o fenômeno.”

 

Alepi/Ascom

piauinoticias.com