As pessoas que tiveram como candidatos nas eleições municipais de 2012 na cidade de Barão de Grajaú e São Francisco, ambas cidades maranhenses, pelos menos a maioria, ainda não prestaram contas das suas obrigações com a Justiça Eleitoral. Muitas das que disputaram cadeiras nas Câmaras de Vereadores, bem como os que estavam disputando as gestões a frente dos Executivos já foram intimadas, outros estão para serem chamadas a comparecer nos cartórios do Fórum local.
As informações são do servidor da Justiça, Rafael Victor, que numa entrevista ao piauinoticias.com esclareceu alguns pontos. Ele disse que este momento é para prestação das contas das campanhas de cada candidato e aqueles que não receberam ainda as intimações para comparecimento podem comparecer espontaneamente, ou serão convocados posteriormente.
O que estamos realizando agora são apenas as atividades referentes ao cadastro eleitoral, que inclui alistamento, transferências e segundas vias. Os faltosos com a justiça eleitoral, referente à eleição passada estarão se regularizando, mas mediante pagamento de multas que serão arbitradas pelo juiz da Eleitoral. “Essa multa é estabelecida pelo Juíz e é cobrada por turno de eleição, ou seja, onde tiver ocorrido dois turnos, serão duas multas a serem arbitradas”, explica
Sobre a biometria, ele disse que é um processo que não chegou na cidade de Barão de Grajaú, mas que em breve o projeto estará atingido os municípios que são atendidos pela 21ª Zona Eleitoral, que corresponde aos municípios citados acima.
Da redação