O voto secreto que vem sendo usado pelos parlamentares de Floriano, há décadas, pode ser extinto através de uma resolução de um dos parlamentares da Casa. O projeto que é uma iniciativa do vereador Antonio Reis está voltado a um fortalecimento da democracia, foi o que revelou o parlamentar que estará colocando em pauta essa questão.
O professor Antonio Reis que está no seu segundo mandato disse mais, se aprovado pelos seus colegas o voto em aberto será para todas as situações. “é um clamor da sociedade e nós precisamos ouvir as vozes roucas das pessoas e essa gente pelo Brasil a fora está clamando por várias coisas”, cita o vereador florianense.
Após a sessão alguns parlamentares se posicionaram a respeito do projeto do vereador Antonio Reis neto. O engenheiro Everaldo Elvas que está no seu primeiro mandato disse, “é mais do que justo, acredito que não precisamos ter voto secreto, pois a gente precisa votar em aberto em qualquer que seja a situação. Vejo que não terá problema nenhum”, disse Elvas afirmando que projetos e requerimentos devem ser votados claramente e a população ficará sabendo a posição de cada parlamentar sobre esse ou aquele projeto.
Na cidade de Curitiba, PR, os vereadores após uma discussão ampla já aprovaram essa alteração, ou seja, o voto passa a ser em aberto, salvo para três casos: cassações de prefeito e vereador, e vetos do prefeito.
Da redação