A taxa de iluminação pública paga pelos florianenses pode desaparecer dos talões de energia nos próximos dias. O valor pago varia de acordo com o consumo de cada residência ou consumidor, como empresas, por exemplo, e há informações de que em determinadas situações a quantia paga é considerada exorbitante.
Na sessão dessa terça-feira, 7, o vereador Miguel Vieira (PTB), líder da oposição, apresentou um requerimento que pede a extinção dessa taxa. Trata-se de uma questão que se houver aprovação por parte dos meus pares, estará beneficiando a comunidade como um todo, disse o parlamentar ainda na noite dessa terça, por meio de uma ligação telefônica ao piauinoticias.com.
O parlamentar fez algumas explicações quanto à importância de eliminar essa cobrança que seria para investimentos em lâmpadas, que na maioria das vezes não ilumina como deveria, as ruas e praças. Ainda na sessão legislativa outros parlamentares se pronunciaram a respeito do requerimento e houve vereador que afirmou ser difícil esse requerimento mesmo que haja aprovação ser colocado em prática, enquanto que um outro parlamentar, colocou que se tratava de uma ação populista.
Na última semana o piauinoticias.com fez imagens de uma rua escura no bairro Nossa Senhora da Guia e de acordo com os moradores da referida rua, há meses que a comunidade não vê iluminação nos postes.
Numa pesquisa feita pelo PN constatou–se que um cliente que consume, por exemplo, 250kwh mes paga a quantia de R$ 12,00 além de outros encargos que são: correção monetária, multa por atraso, juros de mora de importe. O valor cobrado dá para comprar em média, duas lâmpadas por mês de 20wats de potência.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com