• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

pdeO governador Wilson Martins assinou, nesta terça-feira, 7, no Palácio de Karnak, a ordem de serviço para o início da elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico do Piauí. O PDE será elaborado pela Diagonal Empreendimentos, vencedora da licitação e uma das empresas de maior destaque no mercado atualmente. O investimento é de R$ 5,4 milhões.

 

O Plano terá como foco nove segmentos da economia estadual. A partir desses nove itens serão detalhadas potencialidades e oportunidades nos 11 territórios de desenvolvimento do Estado. O prazo de confecção do estudo é de um ano.

 

“Esse é um projeto de Estado e não de Governo. Esse Plano irá mostrar os caminhos que o Piauí deve construir para desenvolver-se estrategicamente e com sustentabilidade”, comentou Wilson Martins.

 

Durante a solenidade, o governador destacou algumas das áreas que deverão ter destaque, como expansão da área cultivada no Cerrado, fortalecimento do turismo, exploração de minerais, gás natural e energias renováveis e o polo de negócios e serviços. “Esse é um Plano para daqui a 40, 50 anos. É responsável pensar no futuro”, acrescentou o secretário estadual do Planejamento, Cézar Fortes. A Seplan será a responsável pelo acompanhamento da confecção do PDE.

 

Álvaro Jucá, copresidente da Diagonal, afirmou que o Plano, além de diagnóstico, conterá diretrizes para a viabilização de investimentos e avaliação de impactos. O PDE conterá avaliação de macros-tendências do investimento produtivo e em infraestrutura, painel dos projetos estratégicos, mapas de áreas adequadas à produção de bens e serviços de áreas de proteção ambiental. A equipe responsável pelo desenvolvimento do PDE tem em seus quadros Tânia Bacelar, doutora em Economia, e referência nacional em planejamento estratégico.

 

govpi