Estão sendo liberados, através do Governo do Estado, cerca de R$ 1,8 milhão para 80 pontos de cultura do Estado. Ao todo, o Piauí possui 113 pontos de cultura espalhados pelo seu território. Nesses espaços são desenvolvidas ações de fomento à cultura e interação da comunidade. “A segunda parcela referente à contrapartida do Governo do Estado está sendo distribuída aos pontos de cultura, e cerca de 21 pontos já receberam os investimentos, mas a estimativa é que 80 unidades estejam aptas a receber a parcela”, explica o coordenador do Programa Mais Cultura, Roberto Saboia.
Com os recursos recebidos, os pontos de cultura investem para potencializar as diversas formas de linguagens nos municípios, como a audiovisual, teatro, dança, literatura e outros.
Para o assessor técnico da Fundac, Francisco Pelé, os pontos são prova do funcionamento das políticas públicas voltadas para a área. “Esses espaços servem para a manutenção da cultura nos municípios e efetivam o protagonismo da cultura local. Eles são, na verdade, políticas públicas que realmente funcionam no país”, afirma.
Em Teresina, existem 10 pontos de cultura, mas esses espaços também encontram-se nas regiões rurais do Piauí, como as comunidades de Canavieira e assentamento Betânia. Outras cidades como Campo Maior, Alegrete, São Raimundo Nonato e Vila Nova também apresentam unidades desses espaços.
Para outubro de 2013, um encontro com todos os representantes dos pontos de cultura do Piauí está sendo organizado, conhecido como ‘Teia’. O evento buscará explanar sobre o funcionamento das unidades e realizar a preparação para o encontro nacional, em 2014.
Piaui