Para potencializar e fortalecer os grupos de produção alternativos do Piauí, a Secretaria Estadual da Assistência Social e da Cidadania (Sasc) articula adaptações de prédios públicos nos municípios de Oeiras, Piripiri, Campo Maior, Teresina e Paulistana para sediar o Centro Público de Economia Solidária.
Os cinco Centros serão local de produção e comercialização para cerca de 200 pessoas por localidade. “Os Centros serão instalados em regiões estratégicas dentro dos territórios da cidadania, observando os municípios com potencialidades de consolidação dos grupos de produção”, explicou Rosângela Sousa, responsável técnica pelo projeto na Sasc.
O valor investido em cada unidade será de R$ 40 mil, totalizando R$ 200 mil oriundos do Ministério do Trabalho e Emprego que beneficiará ao todo mil famílias. “Esses espaços não serão restritos à comercialização de produtos. Os Centros são da comunidade e estarão à disposição para servir como local de capacitação e para o que a comunidade achar necessário”, destacou Rosângela.
Além dos Centros Públicos de Economia Solidária, a Sasc investe em seis Casas de Economia Solidária que serão destinadas à produção de polpa de frutas, atendendo diretamente aos grupos que já comercializam o produto e devem ser localizadas em outros municípios em cinco territórios, entre eles: Cocais, Carnaubais, Vale do Rio Canindé, Vale do Rio Guaribas e Entre Rios.
“Já estamos contatando com os responsáveis pelos espaços que devem ser utilizados para sediar os Centros e preparando o edital de licitação para reforma e adaptação desses prédios. Ainda nesse ano de 2013, estaremos entregando esses espaços e potencializando a produção dos grupos alternativos em todo o Piauí”, finalizou Rosângela.
govpi