A Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado João de Deus (PT), se reuniu hoje, 17, com vários prefeitos e presidentes de câmaras com o objetivo de discutir a assinatura de acordo em área de conflito territorial em diversas cidades piauienses.
O fato de alguns administradores desconhecerem a divisão territorial definida recentemente pelos técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz com que os prefeitos invistam recursos federais em área fora da nova demarcação, portanto, estão praticando crime de improbidade administrativa.
Participaram das discussões o prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo, o presidente da Câmara Municipal – Joel Rodrigues Coutinho. Nessa região se faz necessário a redefinição da assinatura que define o mapa com os municípios de Araripina, em Pernambuco, Caldeirão Grande do Piauí, Padre Marcos, Francisco Macedo e Simões.
Hoje, a cidade de Marcolândia, segundo o prefeito, “está perdendo 33% das verbas da União e parte do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços)”. Também compareceram à CETE o prefeito de Cabeceiras do Piauí, José Joaquim de Souza Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, Luís Gonzaga Lima da Silva.
O prefeito José Henrique, de Nossa Senhora de Nazaré, e Luís Cardoso, presidente da Câmara Municipal; de Fronteiras do Piauí, Euzis Agripino Ribeiro também participaram dos debates na CETE.
A prefeita de Cocal de Telha, Ana Célia da Costa e Silva participou da reunião, onde discutiu com os técnicos sobre a nova revisão territorial com Capitão de Campos. Também o prefeito Moisés Barbosa e o presidente da Câmara Municipal vereador Paulo Galvão discutiram a situação com Cocal de Telha.
CONVOCAÇÃO - No dia 24 de maio a CETE convocará os representantes de Esperantina, Piripiri, Batalha, Brasileira, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí, Milton Brandão, Sigefredo Pacheco, Novo Santo Antônio, Jatobá, Olho D'água do Piauí, Água Branca, Lagoinha do Piauí, Hugo Napoleão e a cidade de Monsenhor Gil.
piauinoticias.com
Alepi