• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

espnaha1042013Uma equipe da empresa espanhola de capital estatal Tragsa desembarca no Piauí, no próximo mês. Vem ver de perto as potencialidades do Estado, especialmente nas áreas de desenvolvimento rural e gestão da água. A Tragsa está presente em 35 países, dando suporte técnico e realizando projetos voltados para o desenvolvimento social e econômico. A empresa tem um amplo corpo técnico, hoje atuando a ritmo lento em razão da crise europeia, e deseja ampliar suas atividades.

 

A vinda de uma equipe da estatal espanhola é resultado da viagem do governador Wilson Martins, que em Madri esteve reunido com a direção da Tragsa. A empresa tem uma ampla experiência na cooperação com outros países, com atuação na Ásia, África e Américas, além de outros países da própria Europa. No Brasil, ela já realiza projetos com os estados de Tocantins e Minas Gerais.

 

A atuação da Tragsa é bastante ampla, já que funciona como uma holding com ramificações em diversas áreas. O trabalho da empresa inclui, entre outros campos de atuação, consultoria técnica, projetos de reflorestamento, infraestrutura, saúde pública e pesca marinha. No caso do Piauí, o governador Wilson Martins solicitou uma proposta de trabalho nas áreas de desenvolvimento rural e gestão da água.

 

“A Tragsa tem um corpo técnico extraordinário com conhecimento bastante especializado. E nós estamos buscando parcerias que permitam ao Piauí um desenvolvimento mais rápido e mais consistente das nossas potencialidades”, disse Wilson Martins. O governador informou que uma comissão da empresa espanhola visitará o Piauí para desenvolver uma proposta de trabalho conforme as estratégias definidas pelo Governo do Estado. “Temos a nossa grande meta, que é transformar o Piauí e promover as mudanças na vida das pessoas. Esta possibilidade de cooperação é mais um passo nesse objetivo”, destacou.

 

O presidente da Tragsa, Miguel Giménez de Córdoba, enfatizou a atuação internacional da empresa, criada em 1977, e lembrou que está presente no Brasil precisamente com trabalhos nas área de desenvolvimento rural. Para ele, a cooperação com o Piauí será um importante desafio, já que se integra à estratégia de Wilson Martins de levar mais qualidade de vida para as famílias mais carentes.

 

Água e desenvolvimento

 

A escolha da área de desenvolvimento rural e gestão de água tem a ver com a experiência da Tragsa e as prioridades do Piauí. No caso do desenvolvimento rural, a empresa já faz projeto semelhante no Brasil e em mais quatro países da América Latina. Além disso, a transformação no campo é fundamental para o governo Wilson Martins, dentro da meta de acabar com a pobreza extrema até o fim do ano que vem.

 

Para Wilson, o desenvolvimento rural garante uma nova dinâmica para as famílias da região, especialmente no Semiárido, que concentra mais de dois terços dos piauienses ainda na faixa da extrema pobreza. “As ações que estamos desenvolvendo visam acabar a pobreza extrema. Mas é preciso pensar no longo prazo, assegurando as condições para que cada piauiense tenha a possibilidade de viver com dignidade a partir de seu próprio esforço. Por isso essa ênfase no fortalecimento da produção”, destaca.

 

No caso da gestão da água, Wilson Martins destaca a importância da acumulação da água em áreas que têm dificuldade de acesso, como o Semiárido. Mas ele ressalta a necessidade de uma política pública mais efetiva no acesso e uso da água. “Precisamos dar o melhor uso possível à água, seja em projetos de irrigação ou de piscicultura. Essa gestão é fundamental para a transformação que buscamos para nosso povo”, diz.

 

govpi