• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

rondaO aparelhamento das polícias militar e civil no Piauí está dinamizando o trabalho de segurança e investigação em todos os municípios do estado. O reflexo disso tem sido a agilidade no trabalho de investigação e elucidação de vários crimes. Programas como o Ronda Cidadão, Guardião Eletrônico, Polícia Comunitária e Operações Especiais da Polícia Civil contribuem para isso.

 

Os dados de pesquisas nacionais provam isso; uma delas, o Mapa da Violência, coloca o Piauí entre os estados com as menores taxas de homicídios. Em número de homicídios, ficou com a 2º e a 3º menores taxas de acordo com a classificação da pesquisa. “Todos os estudos que tratam da violência no Brasil mostram que o Piauí está no caminho certo e esse retorno só foi possível graças a investimentos em segurança pública. Em um futuro breve vamos dar para o Piauí a segurança que ele merece”, disse o governador Wilson Martins ao analisar o resultado da pesquisa.

 

O Ronda Cidadão, por exemplo, está diminuindo os índices de criminalidade onde vem atuando; é o caso do município de Parnaíba. Após a instalação do programa, a violência nas regiões atendidas diminuiu quase 70%. Houve ainda uma diminuição expressiva na quantidade de registros de homicídios e roubos, bem como contravenções mais comuns como a perturbação do sossego público e o uso indevido de carros de som.

 

O Guardião Eletrônico, sistema de monitoramento de imagens da Polícia, trabalha com 30 câmeras de videomonitoramento espalhadas por pontos estratégicos de Teresina, bem como pelas ruas mais movimentadas da capital. Cada câmera corresponde à dispensa de visualização de dez policiais, os quais são remanejados para a ronda nas ruas e outras funções. O chefe do Centro de Monitoramento e Controle Operacional da PM, Major Edson Júnior, destaca que o trabalho das câmeras tem surtido efeito em todos os setores, além de colocar policiais em locais estratégicos. "O sistema de monitoramento é totalmente eficaz, trabalha em tempo real, nas ruas de grande movimentação atende principalmente às ocorrências de trânsito, nas ruas de menor movimentação trabalha na inibição da criminalidade".

 

A Polícia Militar ainda trabalha no projeto de expansão do programa para as cidades com mais de 40 mil habitantes. O Governo adquiriu 80 novas viaturas munidas de equipamentos de comunicação para expandir o programa para os municípios de Floriano e Piripiri nos próximos meses. De acordo com o coronel Lindomar Castilho, coordenador do Ronda Cidadão, 142 pessoas concluirão o curso de formação de policiais e devem ser lotados nos módulos do programa de policiamento comunitário.

 

govpi