A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do PI – ADAPI encaminhou parecer técnico à Superintendência federal de Agricultura no Estado do Piauí,
SFA/PI solicitando a prorrogação da etapa de vacinação vigente, bem como da certificação da mesma, pelo produtor, até o dia 28 de fevereiro do corrente ano, o que foi atendido, depois da análise do pleito, com parecer do órgão federal favorável.
A campanha de vacinação e a certificação foram prorrogadas em virtude da gravidade da estiagem e suas conseqüências quanto à falta de água e alimentos para os animais envolvidos (bovinos e bubalinos) que apresentam, em todo o Estado, condições ainda insatisfatórias para a realização a contento da vacinação e manejos relativos à mesma, sendo um obstáculo a uma resposta imunológica satisfatória.
Sendo assim, a etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Piauí, prevista no calendário oficial para novembro de 2012, foi postergada para janeiro de 2013, e em busca do benefício para produtores rurais, o governo do Estado, através da ADAPI, encaminhou o pleito, que foi prontamente atendido, confirmando o final da campanha para o dia 28 de fevereiro de 2013, vacinação e certificação.
No município de Floriano o índice vacinal deve ser atingido acima dos 95% ate a data citada, foi o que afirmou o médico veterinário Emídio Gabriel, chefe da ADAPI, área da regional local.
Muita gente já providenciou a vacina, no entanto, não deu baixa ainda no processo de vacinação, foi o que explicou o médico veterinário florianense afirmando que estão deixando para a última hora. “Se todas as pessoas aparecerem somente no dia 28, não teremos condições de atender dignamente a todos, isso por conta do escritório ser pequeno”, disse Emídio.
Da redaçao
IMAGEM: piauinoticias.com