Durante o encontro Parceria por um Novo Piauí, que aconteceu na última quarta-feira, 23, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), 12 prefeituras firmaram parcerias na área da segurança. O projeto apresentado pelo Comando da Polícia Militar criará bases integradas de Polícia Comunitária no interior do Estado.
A parceria tem como objetivo principal integrar os setores do sistema de segurança do cidadão, melhorar o atendimento e garantir comodidade ao cidadão. “Esse projeto deve ter início neste ano de 2013 e cidades como Flores, Inhuma, Cocal, Jaicós e outras contarão a reforma e construção das bases militares de acordo com a necessidade de cada local”, explicou o major Paulo Mota, assistente militar do subcomandante geral da PM.
O projeto também prevê a seleção e treinamento dos profissionais que farão parte dessas bases e criarão um ambiente de integração e diálogo entre os diversos setores e a população.
“Vamos promover a cidadania, através da participação intersetorial na análise e solução dos problemas relacionados à segurança pública, minimizar os índices de criminalidade e violência e fortalecer a confiança da comunidade nos órgãos de segurança pública”, pontua o major Paulo Mota.
Por um Novo Piauí
O evento Parceria por um Novo Piauí teve o intuito de estimular a adoção de uma gestão compartilhada entre o Governo do Estado e as Prefeituras, estreitando laços entre os poderes, além de viabilizar uma gestão mais eficiente em ambos. Durante o encontro, os gestores das pastas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Rural, Planejamento e Governo fizeram explanações sobre possibilidades de realização de acordos e parcerias.
GP1