• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Plano de Desenvolvimento do Vale do Sambito será discutido com os novos prefeitos durante encontro realizado nos dias 24 e 25 de janeiro, em Valença. O evento é promovido pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Piauí (FETAG/PI), COOTAPI & Associados, além do Conselho Territorial.

 

Durante o encontro, serão debatidas as estratégias do Desenvolvimento Territorial e importância do Conselho Desenvolvimento Territorial, além da apresentação do Plano de Desenvolvimento do Sambito.

 

De acordo com Amália Rodrigues, diretora da unidade de Apoio ao Planejamento Regional, definidas as estratégias e as prioridades das ações, que estão elencadas no Plano Territorial, haverá um diálogo com os prefeitos. “Vamos dialogar com os prefeitos para que o Plano Territorial e o planejamento dos novos prefeitos estejam alinhados”. O encontro vai acontecer no auditório do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais e contará com os 15 prefeitos do Território do Vale do Sambito.

 

Vale do Sambito

O Território aglutina 113.342 habitantes, de acordo com o IBGE Censo 2010, tendo Valença como município referência. As atividades econômicas têm como base a agricultura familiar, destacando-se a apicultura, a ovinocaprinocultura, o cultivo da mandioca e do caju, além da horticultura e fruticultura irrigadas. 

 

O Santuário Santa Cruz dos Milagres é a grande atração turística da região, reconhecida nacionalmente, atraindo milhares de fiéis todo ano.

 

Municípios que compõem o Território do Vale do Sambito:

Aroazes

Prata do Piauí

Santa Cruz dos Milagres

São Félix do Piauí

São Miguel da Baixa Grande

Barra d’Alcântara

Elesbão Veloso

Francinópolis

Inhuma

Ipiranga do Piauí

Lagoa do Sítio

Novo Oriente do Piauí

Pimenteiras

Valença do Piauí

Várzea Grande

 

Piauí