• roma.png
  • vamol.jpg

O leilão de lotes de gás natural e petróleo, a ser realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) até maio de 2013, irá contar com a participação de 20 lotes da Bacia do Parnaíba. Desse total, 13 lotes estão em território piauiense e sete no Maranhão.

 

Serão 172 blocos que participarão do leilão, o que representa uma área total de 121 mil hectares em todo Brasil. A área localizada no Estado do Piauí é relativa a 22 mil hectares, quase 20% do total.

 

Desde 2008, a ANP investe em pesquisas na região. O Piauí foi um dos primeiros estados brasileiro a receber um estudo mais aprofundado, especialmente nas áreas de Floriano e Santa Filomena, localizadas no Sul do Estado, na Bacia do Parnaíba.

 

“É uma perspectiva significativa de nossas potencialidades serem transformadas em riquezas. Grandes empresas das áreas já mostram interesse em participar desse leilão. Há indícios, comprovados por estudos, que nós possuímos uma grande reserva de gás natural” ressalta o governador Wilson Martins.

 

Uma das empresas que tem interesse na participação do leilão e nas potencialidades piauienses é a empresa Barra Energia, fundada por ex-funcionários da Petrobras e da Repsol. Segundo informações divulgadas pelo presidente da empresa, Renato Bertani, a Barra Energia pretende concentrar investimentos nas áreas localizadas em bacias da margem equatorial, entre elas, espaços de divisas entre o Piauí e Maranhão.

 

Essa será a 11ª rodada de licitação para a concessão de áreas de petróleo e gás natural. O último leilão foi realizado há cinco anos e, agora, a ANP terá 120 dias para organizar evento, de acordo com a publicação do Diário Oficial, do dia 11 de janeiro.

 

“Ao lado do agronegócio, turismo e demais serviços, a mineração é um dos nossos grandes expoentes. Essa autorização do leilão chegou em boa hora, no momento que o Piauí fez todos os seus ajustes, tanto fiscais, quanto e financeiros e se prepara para o ano de 2013, com boas perspectivas que a presidenta Dilma está trazendo para o Piauí”, finaliza o governador Wilson Martins.

 

govpi