• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Os cerca de 1,9 milhão de trabalhadores com direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep que ainda não sacaram o benefício começam a receber neste mês correspondência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) falando para que procurem uma agência da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP, para efetuar o saque no valor de R$ 678, equivalente a um salário mínimo.

 

O abono relativo ao exercício 2012/2013 já foi pago a 18,8 milhões de trabalhadores, mas cerca de 9,2% dos beneficiários ainda não retiraram o valor. Ao todo, um total de R$ 11,5 bilhões em recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) foram gastos com o pagamento do benefício, segundo informações da assessoria de imprensa do MTE.

 

 

O Sudeste concentra o maior número de trabalhadores que ainda não sacou o benefício (983.732), seguido pelo Sul (319.267), Nordeste (281.928), Centro-Oeste (186.171) e Norte (133.235).

 

 

O abono é pago a quem trabalhou com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebendo, em média, até dois salários mínimos. O trabalhador também precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há pelo menos cinco anos (desde 2007, no mínimo).

 

 

Os trabalhadores que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em lotéricas, caixas eletrônicos e postos do Caixa Aqui.

 

Terra