O governador Wilson Martins recebeu, nesta quinta-feira (6), no Palácio de Karnak, diretores da empresa Crown Embalagens, que pretende investir R$ 200 milhões no Piauí. A Crown é uma das mais importantes fabricantes de latas de alumínio para cervejas, refrigerantes, sucos e chás do Brasil e pretende instalar uma unidade fabril em Teresina com capacidade para fabricação de 1,1 milhão de latas por ano.
Presente no Brasil desde 1996, a Crown possui fábricas em Cabreúva (São Paulo - latas), Estância (Sergipe - latas), Ponta Grossa (Paraná - latas) e Manaus (Amazonas - tampas).
“Estamos em processo final de prospecção e o Piauí nos oferece mais variáveis positivas em relação à infraestrutura logística, qualidade de mão de obra e matéria-prima”, afirma Reinaldo Lopes, diretor-presidente da empresa.
De acordo com o Plano de Negócios da Crown para o Piauí, a unidade fabril deve entrar em operação entre dezembro de 2013 e janeiro 2014, com previsão de geração de 300 a 400 empregos diretos e indiretos, com utilização de alta tecnologia. A previsão é de finalização do investimento de R$ 200 milhões, no período entre 12 a 14 meses após a finalização da prospecção.
A empresa deverá se instalar no Polo Empresarial Norte e deverá atender ao mercado local, além de estados do Norte e Nordeste. “Estamos finalizando conversas com a Prefeitura em relação a terrenos e com o Governo do Estado quanto a incentivos fiscais para então batermos o martelo”, disse Reinaldo Lopes.
O governador Wilson Martins assegurou o apoio do Governo do Estado ao empreendimento, especialmente pela forte cadeia de serviços que é gerada a partir dele. “Temos uma lei de incentivos fiscais moderna, um bom trabalho do Conselho de Desenvolvimento Industrial e todo o interesse em sermos parceiros da empresa e de dar celeridade a sua instalação no Piauí”, confirmou.
A empresa
A Crown Embalagens é resultante de uma joint-venture (uma modalidade de associação de empresas) entre a multinacional Americana do ramo de embalagens Crown Holdings e a empresa Petropar S/A, que atua no ramo de embalagens, extrusão de fibras e filamentos para aplicação em não tecidos e em reflorestamento.
Piaui