• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O deputado Marden Menezes (PSDB) criticou a presidente Dilma, por ela ter vetado a emenda que fazia a distribuição dos royalties do petróleo de forma equitativa. Para ele, ela perdeu uma oportunidade de favorecer aos mais necessitados, inclusive por ter sido em estados mais pobres que ela obteve a maior votação. Lamentou que Dilma não tivesse vindo ainda ao Piauí, para agradecer os votos que teve da maioria.

 

O deputado disse ter a consciência tranquila, como opositor, e que não reconhece a existência de estado produtor, quando o petróleo é extraído em alto mar. Defendeu que haja uma campanha de esclarecimento aos menos informados sobre o significado de royalties do petróleo, que não é nada mais que um imposto pago pela empresa que faz a extração.

 

O deputado Antônio Uchoa (PDT) disse em aparte que se sente decepcionado com a presidente Dilma pela posição que ela tomou, e também com o Congresso Nacional, que não realiza as reformas que o País necessita. São prerrogativas que o Congresso adquiriu, mas que não as utiliza em favor do desenvolvimento do País.

 

O deputado Nerinho (PTB) observou que o Congresso historicamente não derruba vetos presidenciais, e que agora a expectativa é de que o presidente José Sarney convoque a casa para apreciar o veto sobre os royalties do petróleo.

 

Também em aparte, o deputado Cícero Magalhães (PT) se solidarizou com o orador, menos quando ele disse que a presidente arrastou o lixo para debaixo do tapete. Ele disse que a presidente Dilma perdeu a oportunidade de diminuir o fosso existente entre o Sul e os estados nordestinos.

 

O deputado Marden Menezes lembrou que a Assembleia derrubou vetos do governador Wellingtoin Dias, cumprindo o seu papel. Lembrou ainda que a União só tem sido sensível às catástrofes no sul do País, tanto assim que nunca deu qualquer ajuda para as vítimas da tragédia de Algodões, no município de Cocal. Outro ponto criticado por Marden Menezes foi a isenção de IPI para a indústria automobilística no sul do país, o que diminuiu a transferência de recursos para estados e municípios.

 

piauinoticias

Alepi