A Coissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Antonio Félix (PSB), discutiu quarta,14, novos pontos de limites territoriais entre os municípios de Manoel Emídio com Sebastião Leal e de São João da Varjota com a cidade de Oeiras, que envolve outros municípios da região.
Participaram do encontro alguns representantes municipais com técnicos do IBGE, oportunidade em que foram debatidas questões sobre as linhas divisórias e o material descritivo desses municípios. As dúvidas compreendem ainda as cidades de Alvorada do Gurguéia, Uruçuí e Bertolínia. Na região de São João da Varjota támbém dizem respeito às cidades de Santa Cruz do Piauí, D. Expedito Lopes e Ipiranga do Piauí.
Os técnicos aprovaram relatório da visita de campo realizada dias 30 e 31 de outubro aos municípios de Bom Jesus, Santa Filomena, Gilbuéis e Redenção do Gurguéia. A visita foi para a realização de uma coleta de informações sobre os limites de cada municipio envolvido e houve uma nova leitura desses mapas.
Na região dos cerrados piauienses vários projetos agropecuários são executados por grupos de São Paulo, Rio Grande do Sul e do Paraná. Isso faz com que cada município apresente crescimento na arrecadação de impostos. Os novos limites territoriais deverão estabelecer o direito de cada município arrecadar os impostos.
CEARÁ - Outro ponto discutido na reunião da CETE foi a divisão territorial do Piauí com o estado do Ceará, com base em reunião acontecida em Brasília e, na semana passada, e ainda um encontro de técnicos do IBGE-PI com representantes do vizinho estado, em Teresina.
Ficou acertado, na ocasião, uma terceira reunião em Fortaleza, em fevereiro de 2013 para continuidade da discussão sobre o limite entre Piauí e o Ceará. A questão do limite entre o Piauí e os estados do Tocantis e da Bahia constava da pauta da reunião da CETE.
ALEPI
Piauínoticias.com