A coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estuda a possibilidade de abrir as comportas de algumas barragens para perenizar rios secos e abastecer pequenos reservatórios para aumentar a oferta de água na região do Semiárido piauiense.
Segundo o coordenador do Dnocs no Piauí, José Carvalho Rufino, a questão da abertura das comportas também está sendo analisada pela Defesa Civil, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Corpo de Bombeiros e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
Rufino alerta que os reservatórios de responsabilidade do órgão no interior do Estado estão em situação crítica devido à seca. O volume de chuva que tem caído nas principais bacias é o pior dos últimos 80 anos e a maioria dos reservatórios ocupa hoje apenas 30% de sua capacidade de armazenamento.
Ele explica que a abertura das comportas vai permitir a interligação entre bacias e as grandes barragens do Estado, a fim de que a oferta de água seja melhorada na região mais seca do Piauí, beneficiando os municípios mais afetados.
A falta de água para o abastecimento dos animais é um dos grandes problemas enfrentados pelos municípios castigados pela falta de chuvas. Os caminhões-pipa que abastecem as comunidades não têm condições de garantir água para os animais.
Piaui