• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

fabionovoO deputado Fábio Novo (PT) destacou da tribuna o início do funcionamento do Hospital Universitário, lembrando que foram exatamente 23 anos de luta, a partir do então ministro Hugo Napoleão. Ele disse que o atraso no funcionamento do HU, depois que ele já estava pronto e equipado, foi culpa do Congresso Nacional, que não aprovou a criação da Empresa de Administração Hospitalar.

 

Para Fábio Novo, a grande importância do HU é sua exclusividade para pacientes do SUS. Citou o exemplo do primeiro dia de atendimento, que foi como o de uma clínica particular. O funcionamento pleno do Hospital será somente no início do próximo ano, quando  for feito o concurso para os funcionários. Ele lembrou a dificuldade do Hospital de Urgência de Teresina, na gestão Sílvio Mendes, que precisou de mais de mil servidores do Estado.

 

Fábio Novo ressaltou o empenho de todos, especialmente do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, bem como do ministro Alexandre Padilha. Considerou importante o empenho do senador Wellington Dias, para que fosse publicado o Edital do concurso. Ele destacou ainda a aquisição de duas unidades móveis, uma de odontologia e outra de oftalmologia, que atenderão em todo o Estado.

 

O deputado João de Deus (PT) lembrou o empenho da Assembleia, que criou uma comissão para acompanhar as medidas finais para o funcionamento do HU, inclusive indo ao encontro do ministro da Educação. Ele lamentou que durante a recente campanha para prefeito, alguns políticos tivessem afirmado que o HGV estava fechado.

 

O deputado Fábio Novo concluiu o seu pronunciamento afirmando que o dia de hoje é de comemoração pelo funcionamento do Hospital Universitário. Lembrou que alguns setores da comunicação no Estado desacreditavam no funcionamento do HU. Ele parabenizou o Reitor Luis Júnior pela sua luta constante, para concluir a obra, equipar e colocar em funcionamento.

 

Alepi 

piauinoticias